Accirs elege Fundação Piratini como destaque cultural de 2016

"Aquarius" e "Elle" foram apontados como melhores filmes nacional e internacional do ano, respectivamente

Crédito: Leandro Osório
A Fundação Piratini foi escolhida como destaque no cenário cultural do Rio Grande do Sul em 2016 pela Associação de Críticos de Cinema do Estado (Accirs). Por meio do voto, que representa um protesto ao Projeto de Lei (PL) 246, o qual prevê a extinção da fundação, a associação busca reafirmar a importância da comunicação pública e defender a manutenção da gestora da TVE e da FM Cultura. Também foram eleitos como melhores filmes do ano "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, e "Elle", de Paul Verhoeven, como produções nacional e internacional, respectivamente.
Anualmente, a Accirs elege filme, profissional, lugar ou evento que mais movimentou, contribuiu, colaborou ou incentivou o desenvolvimento e a promoção da cultura cinematográfica no Rio Grande do Sul. Em 2016, mais de 40 críticos de cinema, entre jornalistas, pesquisadores e estudiosos, que são membros da entidade, participaram das escolhas. "A TVE e a FM Cultura sempre dedicaram espaços generosos à divulgação do cinema, seja em programas, entrevistas, coberturas ou exibição de filmes e séries", disse a vice-presidente da entidade, Mônica Kanitz.
Para o presidente da Accirs, Robledo Milani, as produções "Aquarius" e "Elle" foram os grandes filmes de 2016. "O primeiro foi a sensação do cenário nacional, desde a manifestação política que o diretor Kleber Mendonça Filho e os atores, entre eles a protagonista Sonia Braga, fizeram durante o Festival de Cannes, até a passagem pelo Festival de Gramado e pelas telas de todo o País, gerando uma comoção como há muito não se via relacionada a uma produção brasileira", falou. Já "Elle", ele considerou uma obra polêmica, que tem dividido opiniões. "Isso é um caminho saudável para o cinema, provocando, mas não no vazio, e sim, voltado à discussão e à reflexão", defende.
Vencedores:
Prêmio Luiz César Cozzatti - Destaque Gaúcho: Fundação Piratini
Melhor Longa Brasileiro: "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho
Melhor Longa Estrangeiro: "Elle", de Paul Verhoeven

Comentários