Documentário sobre Tarso de Castro reviverá fase histórica do País

"A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro" conta a história do jornalista gaúcho que foi um dos fundadores do Pasquim

Tarso | Reprodução
O documentário que contará a história do jornalista gaúcho Tarso de Castro está em fase de finalização. Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2017, "A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro" (grafia proposital) é dirigido por Leo Garcia e Zeca Brito e começou a ser gravado em 2016, no Rio de Janeiro. Nascido em Passo Fundo, o jornalista ficou conhecido por sua relação com as mulheres e com a boemia - morreu de cirrose hepática em 1991, aos 49 anos de idade -, além de ser um dos idealizadores do jornal semanário O Pasquim, editado entre 1969 e 1991.
Por meio da trajetória de Tarso de Castro, o documentário reviverá a história do Brasil dos anos 60, 70 e 80 e da geração de intelectuais que enfrentou a ditadura militar. Para lembrar a época, o longa-metragem irá trazer depoimentos do cartunista Jaguar, do jornalista Sérgio Cabral (também fundadores do Pasquim), e do ator Antônio Pedro. Outros companheiros de Tarso, como Paulo César Pereio, Caetano Veloso, Chico Buarque, Mario Prata, Ziraldo, Paulo Caruso, Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Xico Sá e Daniel Filho, também participam das filmagens, além da ex-namorada, a atriz norte-americana Candice Bergen.
Na direção do longa está o sócio da produtora de roteiros Coelho Voador, Leo Garcia, que é mestre em Roteiro de Ficção para TV e Cinema. Ele escreveu roteiros para longas, curtas e séries, como "Ed", "Elvis e o Cometa", "Bocheiros" e "Werner e os Mortos". Ao seu lado está Zeca Brito, que é graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e bacharel em Visuais pela Ufrgs. Atua como diretor e roteirista e tem no portfólio filmes como "Um Filme Chamado Sfincter", "Um Breve Assalto", "Aos Pe?s", "O Sabia?", "O Guri" e "Glauco do Brasil". Atualmente, a dupla finaliza o longa-metragem "Em 97 Era Assim".

Comentários