Mais para ler

Leia as colunas de José Antônio Moraes e Flavio Paiva, e um artigo sobre um balanço de 2016 para o Jornalismo

Em sua coluna, o jornalista José Antônio Moraes de Oliveira escreve a respeito das percepções do artista Pablo Picasso diante das obras de Paul Gauguin, dentre elas o quadro Mares do Sul. "Quando ouviu a versão em francês do título, "Eh, quoi?! Tu es jalouse??", foi contaminado por ciúmes e exclamou: Eu queria ter pintado este quadro", recorda sobre o ciúme de Picasso.
A importância da Comunicação nas relações pauta a coluna de Flávio Paiva. Conforme ele, a essência disso é a fala para transmissão de conhecimentos nos vínculos amorosos, empregos, pregações e defesas de teses. "Como um casal se conheceria se não fosse conversando (está certo, depois a convivência "fala" até mais do que a própria fala). Mas, antes, nas preliminares de um relacionamento, como aconteceria? Para os surdos ou mudos há linguagens de sinais, mas que são apenas substitutos da fala", exemplifica.
No artigo de hoje, o jornalista Elstor Hanzel faz uma avaliação de 2016 para o Jornalismo, que, segundo ele, foi fundamental para elucidação dos diferentes casos de corrupção no Brasil, por exemplo. "E a mídia teve um papel decisivo nesse processo, porque coletou todas as evidências favoráveis à ideia e, o pior, passou até interpretar indícios ambíguos de modo a favorecer e respaldar a ideia como solução para a crise", reforça.

Comentários