Mais para ler

Confira as colunas de José Antônio Moraes de Oliveira e Flavio Paiva, e um artigo sobre movimentos de consumo na América Latina

Tema frequente em seus textos, Paris pauta a coluna de José Antônio Moraes de Oliveira. Hoje, o jornalista escreve sobre o poeta e flâneur Charles Baudelaire e sua rotina na capital francesa. "Suas demoradas caminhadas eram pontilhadas por paradas ao longo das ruas e praças, para admirar as tradicionais placas de mármore branco que marcam os locais onde grandes poetas, músicos e escritores viveram e morreram."
Carnaval e suas especificidades são o tema da coluna desta quinta-feira de Flavio Paiva. Ele escreve que, nesta época do ano, as pessoas ficam "pré-loucas", na ansiedade que os dias corram rápido e se possa sair. "Podem me chamar de chato, de ranzinza (fazia tempo que eu não via esta palavra!), mas não contem mais comigo para esta programação Carnaval-Litoral. Não dá. Porque é stress na estrada, é stress no supermercado, é stress na padaria, na farmácia, no restaurante e aquela multidão na beira da praia. De ir algumas vezes e voltar mais cansado do que fui é que veio esta desistência. Carnaval, tô fora!", enfatiza.
No artigo " 5 movimentos de consumo na América Latina de 2017", a pesquisadora senior da TrendWatching para a América Latina, Luciana Stein, escreve sobre o comportamento dos consumidores em relação às grandes instituições, como as corporações e os governos. No texto, ela cita alguns conceitos, como disruptive brands. "Sim, você conhece o conceito de disruptive, mas pense, até então não havia marcas locais que entravam nessa categoria. Mas hoje, pense no que o Nubank está fazendo com a indústria financeira. O que a telefônica WOM está fazendo no Chile. Se a sua indústria ainda não foi rompida por uma dessas marcas, em breve ela será", exemplifica.

Comentários