Exposição de Jorge Aguiar mostra a realidade dos recicladores de lixo

Mostra "O Fio da Navalha | Trabalhadores" será inaugurada no dia 2 de maio

No próximo dia 2 de maio, às 19h, a exposição "O Fio da Navalha | Trabalhadores", do fotógrafo Jorge Aguiar, será inaugurada no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101), em Porto Alegre. Com curadoria do também fotógrafo Zezé Carneiro e texto de Aguiar em parceria com a jornalista Roberta Amaral, a mostra apresenta a realidade dos recicladores de lixo e pode ser visitada até o dia 31 de maio, na Sala JB Scalco.
"O Fio da Navalha | Trabalhadores" é composta por 17 fotografias e 19 crachás de rostos descoloridos de recicladores de lixo. A exposição foi apresentada na sede de Trabalho Municipal HLM de Nanterre, na França, em 2005, e, segundo o jornalista francês Gilbert Loriguet, "foi um soco no estômago que trouxe um sentimento de indignação, de recusa e a necessidade de sermos solidários com estes seres que não escolheram nascer lá".
Fotojornalista há 40 anos, Jorge Aguiar trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, na França, em Portugal, no Japão e no Iraque. Aguiar é fundador do Instituto Luz Reveladora Photo da Lata, instituição sem fins lucrativos que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Conquistou, em 2003, o Prêmio Direitos Humanos da Unesco como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul com o projeto Photo da Lata/Fotógrafos Comunitários.

Comentários