Novas possibilidades no ambiente digital são abordadas em talk show

Bate-papo com Andréa Dantas e John Drops integrou programação do Open ESPM na noite de ontem

Divulgação/Coletiva.net
As novas possibilidades no ambiente digital para os profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram abordadas no talk show, promovido pela ESPM-Sul. Mediado pela ex-aluna da instituição Martina Ritter, o bate-papo com o influenciador digital John Drops e a diretora de Grupo Quem, Marie Claire e customizadas, Andréa Dantas, integrou a programação do Open ESPM da noite desta quarta-feira, 24.
Em sua fala, Andréa explorou a temática com enfoque no mercado das revistas, a partir das experiências no segmento. Conforme a jornalista, a transição do impresso para o digital não acabou, e observou que as revistas, assim como os jornais, demoraram a entender o quão necessário é este meio. "A gente ainda não sabe direito como funciona, pois é um mercado que muda todo dia. Eu, juntamente de outros colegas, falo que a única coisa permanente, hoje, é a mudança", disse, no auditório da ESPM para, aproximadamente, 100 pessoas.
John, bem-humorado e interagindo constantemente com os estudantes e professores presentes, falou a respeito de quando deixou seu emprego em uma agência em Salvador, na Bahia, e começou a carreira no Instagram. Após reproduzir o vestido que Kim Kardashian usava no MTV Europe Awards 2014 com o tapete da sala, outras pessoas o procuraram para tornar a brincadeira em negócio. "Com isso, entendi que eu estava fazendo algo diferente e que ninguém pensou antes na internet. Quando as marcas começaram a me procurar, me dei conta de que poderia rentabilizar meu perfil", relatou, e completou, aos risos, que "também descobri que poderia ficar rico com as minhas publicações".
Tanto Andréa quanto John defenderam que, para empreender no digital, é fundamental ter criatividade, gosto pela pesquisa e por se manter atualizado. Para a diretora, devem ser somadas a isso análises aprofundadas dos assuntos para gerar conteúdos cada vez mais interessantes e relevantes aos leitores. Já para o influenciador digital, ampliar os conhecimentos em livros, documentários e músicas também é a chave para se diferenciar no meio.
Provocada pela plateia, a dupla, ainda, revelou suas visões a respeito do preconceito em suas áreas de atuação. O publicitário disse que muitas pessoas acreditam que seu trabalho é superficial, mas justificou que esse pensamento pode estar relacionado ao fato de que não entendem seu propósito de criticar a moda com ironia. Para finalizar, Andréa comentou que existe preconceito entre os colegas de redação das publicações que dirige: "O pessoal da Época acha bobagem o que a Marie Claire faz, mas quando precisa atingir cliques, pede ajuda".

Comentários