Rádio Guaíba celebra seis décadas no ar

Sessenta anos da emissora do Grupo Record foram comemorados no último domingo, 30 de abril

Estúdio Cristal da rádio Guaíba | Divulgação
No último domingo, 30 de abril, a rádio Guaíba celebrou 60 anos no ar. Sem festa oficial, as seis décadas foram marcadas por novas vinhetas e programas especiais veiculados fora dos estúdios da redação. Novidades seguirão na grade de programação da emissora até o final do ano, conforme o gerente-geral da rádio, Nando Gross.
As comemorações, que se iniciaram na última semana, contaram com a apresentação do programa "Esfera Pública" ao vivo direto da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, os apresentadores Juremir Machado e Taline Oppitz transmitiram a sessão solene em homenagem à emissora. O "Conexão Guaíba", com Nando Gross e Samantha Klein, também foi transmitido fora da redação e teve como palco o Theatro São Pedro, local onde foi realizada a cerimônia oficial de inauguração da rádio, em 30 de abril de 1957.
Entre as ações comemorativas, está previsto o lançamento de uma campanha publicitária, reforçando a identidade da emissora e a credibilidade conquistada ao longo deste período. O destaque será o concerto da Ospa, no Theatro São Pedro, a se realizar no dia 23, para relembrar a cerimônia inaugural há 60 anos.
Fundada em 1957, a Guaíba foi criada nas redações do Correio do Povo e da extinta Folha da Tarde. A inauguração foi no Teatro São Pedro, presidida pelo então diretor de Jornalismo, Arlindo Pasqualini. A trajetória percorrida pela emissora ao longo destas seis décadas inclui episódios como as transmissões das Copas do Mundo, a exemplo da edição de 1958, quando foi a única emissora gaúcha presente na Suécia, um ano apenas após a sua inauguração.
Grandes coberturas como a construção de Brasília, a renúncia de Jânio Quadros, o movimento da Legalidade, o assassinato de John Kennedy, o Golpe Militar de 1964, a Guerra do Vietnã e o desembarque do homem na Lua foram acompanhadas pela rádio. Desde março de 2007, a emissora está sob administração do Grupo Record.

Comentários