Para consultor, diversidade deve ser uma preocupação de todos

Ricardo Sales diz que não apenas as minorias devem se relacionar com o assunto

Ricardo Sales | Crédito: Clarissa Menna Barreto/PUC
Com mediação do diretor da New Vegas, Ian Black, o painel "Diferença que sempre fez a diferença"  provocou o debate sobre diversidade na Comunicação. Pesquisador, professor e consultor na área, Ricardo Sales apresentou dados que demonstram a disparidade e servem de indicativo aos desafios que aguardam marcas e comunicadores. "A diversidade é assunto que se relaciona com cada um de nós. Não é porque você não se encaixa em um desses grupos que precisa ficar de fora dessa discussão", alertou, ao lembrar que a publicidade ainda é uma grande formadora de opinião.
Para exemplificar o quanto o cenário atual é desigual, Sales revelou que, dentre os diretores das 50 maiores agências de publicidade, apenas 3 são pessoas negras. "É isso mesmo. Não é 3%, são apenas três pessoas negras", enfatizou. Enquanto isso, a população brasileira é formada por 49% de pessoas negras e 51% brancas.
A população negra, assim como gays e transgêneros, estão entre os mais vulneráveis aos crimes de ódio. Conforme o pesquisador, apenas 35% destas pessoas assumem sua opção. "Na publicidade, raramente vemos essas pessoas representadas. Quando estão presentes, muitas vezes aparecem de forma estereotipada", lembrou.
Como consultor, Sales auxilia marcas e empresas a desenvolverem uma comunicação mais empática, inclusiva e que valorize as diferenças. Ainda é líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Na carreira, atuou para clientes como Ambev, Accor Hotéis, Braskem, Caixa e agências de comunicação.

Comentários