Aberje lança nova edição da 'Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna'

Conforme estudo, pelo oitavo ano consecutivo engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio das empresas

Estudo é uma parceria com a Ação Integrada - Crédito: Reprodução

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Ação Integrada, agência de Comunicação interna, lançou a oitava edição da 'Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna'. Segundo o estudo, pelo oitavo ano consecutivo engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio das empresas. Para a construção do panorama, mais de 200 companhias contribuíram com o levantamento. Foram analisadas questões como principais objetivos, mensagens, canais, campanhas, comunicação, entre outros.

Além de engajar lideranças como comunicadores (64%), outros desafios que aparecem em destaque na pesquisa são: melhorar a mensuração e gestão de dados (52%), comunicar estratégia e cultura (49%), e fazer a Comunicação chegar aos públicos operacionais (46%). Os dois fundamentais objetivos de Comunicação Interna nas empresas refletem alguns dos principais desafios da área para este ano: fortalecer cultura e orgulho em um ambiente que valorize o colaborador (93%) e criar clareza em torno da estratégia da empresa engajando os colaboradores nessa jornada (79%).

Segundo o estudo, 85% das áreas de Comunicação Interna das organizações respondentes possuem calendário para organizar os temas a serem divulgados no ano. A pesquisa também aponta que 58% conseguem priorizar as narrativas relacionadas a este planejamento, em comparação a demandas pontuais que aparecem no dia a dia e que 67% das empresas afirmam cuidar para evitar o excesso de informação para os colaboradores.

Temas priorizados

Os temas priorizados pela Comunicação são: cultura da empresa (73%), iniciativas de gestão de pessoas (69%), diversidade e inclusão (62%) e estratégia e resultados do negócio (60%). Segundo a fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada, Adevani Rotter, há, por parte dos comunicadores, o desejo de se fazer uma Comunicação mais humanizada. 

Para ela, é possível perceber esses dados porque os temas escolhidos têm a ver com o tipo de Comunicação. "Isso é importante, pois primeiro devemos pensar o que as pessoas querem saber para se alimentar com essas informações, para então pensar no que a empresa quer falar", pondera.

Conforme os participantes do estudo, as formas mais efetivas de Comunicação Interna são os canais internos (85%), gestores imediatos (79%) e a alta liderança (61%). CEO (58%) vem logo em seguida e, mesmo na quinta posição, uma a mais que 2023, quem cresceu foram eventos e ativações temáticas (55%).

Comentários