AL e TRE comemoram resultados de ação publicitária

Ação da Pública contribuiu para aumentar em 95% o número de eleitores entre 16 e 18 anos incompletos

A quarta edição da campanha '16 Anos, uma idade inesquecível', realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi a mais eficaz de todas, conforme dados dos órgãos. Assinada pela Pública Comunicação, a ação, veiculada de 9 de abril a 9 de maio, foi decisiva para estimular o aumento no número de eleitores de 16 a 18 anos incompletos no Rio Grande do Sul - passou de 98.775 para 194.047, o que representa um acréscimo de 95%. Até o momento, a edição mais bem-sucedida era a de 2002, que trouxe um incremento de 78% no eleitorado jovem.
O resultado foi comemorado pelo presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, que divulgou os números nesta quinta-feira, 10. "É importante que se enalteça a importância dos jovens votarem, pois eles serão os dirigentes de amanhã", destacou. Batista comentou que a meta inicial era atingir o número de 200 mil eleitores nessa faixa etária, como ocorreu em 2002, mas, mesmo isso não ocorrendo, a campanha de 2012 foi percentualmente mais eficaz. Ele creditou o bom desempenho às parcerias com o Parlamento gaúcho, com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e com a imprensa na divulgação da campanha.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal (PMDB), também comemorou os resultados, pois, segundo ele, criam possibilidade de mais conquistas para os cidadãos, uma vez que o voto interfere no destino da cidade, estado ou país. "A sociedade se transforma a partir do voto soberano", disse Postal.
A quarta edição da campanha teve apoio da Agert, da União Nacional dos Estudantes, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges). Além de peças veiculadas em rádio e televisão, a ação da Pública Comunicação foi composta por cartaz, folder e outros materiais gráficos.

Comentários