Ambição da Escala é dobrar de tamanho até 2020

No ranking do Ibope, agência é a 30ª maior do País

A venda de seu controle acionário para o Grupo ABC, revelada aqui, não é a primeira negociação do gênero feita pela Escala. No início dos anos 2000, os sócios Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Paulo Melo, Miguel de Luca e Reinaldo Oliveira haviam vendido 30% do negócio para a holding Prax - de Javier Llussá Ciuret, Gabriel Zellmeister e Washington Olivetto. Pouco mais de 10 anos depois, em abril de 2012, recompraram as ações, em um negócio que teria girado em torno de, pelo menos, US$ 5 milhões. O valor da negociação atual com o grupo de Nizan Guanaes não foi revelado.
O sócio Alfredo Fedrizzi lembrou que, na época, a agência divulgou que objetivava ficar liberada para buscar parceiros internacionais - o que passou a fazer em seguida. Contratou a consultoria Brasil Par, que fez várias consultas junto a grupos nacionais e de fora, até identificar o interesse do Grupo ABC, que tem outras duas agências na Capital, a DM9Sul e a Morya, e outras sete no centro do País, entre elas DM9, Africa, Africa Zero, Loducca e CDN.
O anúncio oficial, formalizado há pouco, ressalta que a integração não deve mudar a rotina da agência, que, além da sede em Porto Alegre, conta com escritórios em São Paulo e Brasília, e acordos operacionais com empresas coligadas em Florianópolis e Recife. "A gestão permanece sob controle dos sócios, conforme modelo aplicado nas empresas que fazem parte do Grupo ABC", detalha o comunicado. A sinergia com as agora 'irmãs' DM9Sul e Morya poderá se dar nas áreas de tecnologia e gestão, mas a competição entre elas seguirá como se fossem concorrentes de mercado. "A competição é livre e solta", disse Alfredo Fedrizzi ao Coletiva.net.
O comunicado informa ainda que a Escala prevê em seu plano estratégico screscimento significativo nos próximos anos, com ampliação de 100% em seu tamanho até 2020. Ela é a 30ª maior agência do Brasil, segundo o ranking do Ibope, e planeja sua expansão "por meio de crescimento orgânico e conquista de clientes em novas regiões e segmentos". "O Grupo ABC nos ajudará a garantir não só a ampliação do negócio, como também o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que trabalham conosco", afirmou o sócio Miguel de Luca.
Entre os clientes da agência figuram Grendene, Colcci, Lojas Colombo, LS Tractor, Du Pont, Ministério da Educação, Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Forum, Vivo, Lojas Pompéia, Unimed e Grupo RBS.

Comentários