Aplicativo de mobilidade urbana vence maratona hacker

Aplicativo BikeOn, voltado para ciclistas, foi o grande vencedor

Crédito: Lizi Cordeiro/#POAdigital
Depois de 12 horas da segunda edição da maratona hacker - #HackathonPOA2014, os participantes conheceram, no final da manhã de sábado, 13, as equipes vencedoras. O aplicativo "BikeOn", desenvolvido com dados de mobilidade urbana e voltado para ciclistas, foi o grande vencedor. Em segundo lugar ficou o "OP Digital", utilizando os dados de Orçamento Participativo, e o "Descarte.me", sobre limpeza urbana, levou o terceiro lugar. O app "Cadê meu Posto?", ferramenta que auxilia na localização de postos de saúde, recebeu menção honrosa. O prefeito José Fortunati acompanhou a apresentação dos grupos.
Mais de 100 participantes do evento assistiram a um ciclo de palestras com profissionais de nível nacional e internacional. O vice-prefeito, Sebastião Melo, também participou da apresentação. O coordenador do #Poadigital, Thiago Ribeiro, relembra que a primeira edição do #HackathonPOA, no ano passado, resultou na criação de 18 aplicativos de serviços para a cidade. "Os desafios são crescentes, mas sabemos que quanto mais nos somarmos e nos engajarmos, mais pessoas teremos falando a nossa língua, incentivando dessa forma uma cidade mais inteligente e transparente e, com certeza, um lugar muito melhor para viver", afirmou.
A maratona contou com palestras da consultora Lynn Fine, especialista em engajamento civil e governamental que atuou no projeto de abertura de dados da Capital - #dataPOA, abordou a importância do Open Data para as cidades. Lynn explicou que Open Data são dados e informações importantes que o público pode utilizar para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. "De um lado, o que o Open Data faz é abrir a informação, criar transparência e promover a prestação de contas e, a partir disso, as pessoas podem criar aplicativos para ajudar o governo a trabalhar com maior eficiência", ressaltou.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio do #POAdigital e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), e contou com o apoio do Nós Coworking, Estarte.me, Idea, IBM, O Barão Pizzarias, Iesa, Cooperativa Vinícola Garibaldi, GetNet e Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign).

Comentários