ARP divulga resultado de pesquisa sobre etarismo na Publicidade

Entidade contou com a parceria da Aamaros Consultoria e da [Ox]igênio Lab, além do apoio da Integrada Comunicação

ARP identificou que a maioria dos publicitários, com mais de 42 anos, já foi vítima do etarismo - Crédito: Divulgação

Em 2023, um tema foi muito repercutido, o etarismo, preconceito gerado devido a idade de uma pessoa. Ao perceber que isso também ocorre no mercado da Comunicação, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) realizou a pesquisa 'Fala, 42+', que buscou identificar como o etarismo se apresenta entre os publicitários gaúchos. Para isso, a entidade contou com a parceria da Aamaros Consultoria e da [Ox]igênio Lab, além do apoio da Integrada Comunicação Total.

Com os resultados, que estão disponíveis no site da ARP, a entidade identificou que a maioria dos publicitários, com mais de 42 anos, já foi vítima do etarismo no mercado de trabalho. Além disso, também foi possível perceber que muitos deles consideram importante a troca intergerencial e buscam se manter atualizados sobre as novas tecnologias. No final de agosto, uma prévia dos insights obtidos já haviam sido divulgados em evento realizado na sede da Associação.

Segundo Adriana Amaro, fundadora e diretora da Aamaros Branding e head de Estratégia do projeto, por meio deste recorte sobre o etarismo no ambiente publicitário gaúcho, foi possível criar um panorama inédito e revelador de vivências, expectativas e inspirações. "Vejo o combate ao etarismo como uma oportunidade para a indústria da Propaganda se reposicionar e recuperar o protagonismo de inovação e mobilização cultural", avalia. De acordo com a gestora, o desejo para 2024 é ver este novo caminho se transformar em ação. Para a head de pesquisa de pesquisa da [Ox]igênio, Maria Carmencita Job, o levantamento apresentou "um resultado que valoriza o ambiente oxigenado e criativo da publicidade sem etarismo e que fortalece um futuro que depende de ações no presente", comenta.

Comentários