Artista visual abre terceira semana do Foto A Gosto

Jandora Jakobson ministrará a palestra "Goma Bicromatada" logo mais à noite

Legenda: Jandora Jakobson | Crédito: Adalberto Porto Alegre
A terceira semana do "Foto A Gosto - Interlocuções Híbridas na Fotografia" se iniciará logo mais, às 19h, com a palestra "Goma Bicromatada", da artista visual, arquiteta e designer de interiores Jandora Jakobson. A explanação, com entrada gratuita, acontecerá na Câmera Viajante (rua Pinheiro Machado, 259, Porto Alegre).
A profissional também será responsável por duas oficinas ao longo desta semana. A primeira delas, intitulada "Gumoil", será realizada nesta terça-feira, 16, às 19h. A artista, que explora os processos manuais do século XIX com os materiais e tecnologias do século XXI, explica que esta técnica permite uma variedade maior de tonalidade para as imagens mono e policromáticas. "Na simbiose do processo original com as modernas tecnologias, o trabalho permite a expressão gestual do artista, que assim se expressa mantendo a magia da criação fotográfica", garante.
A outra oficina acontecerá na quarta, 17, e quinta-feira, 18, às 19h. Nela, Jandora irá explorar a técnica de impressão fotográfica que usa a propriedade dos sais de cromo (dicromato de potássio e amônia) de se tornar insolúvel quando misturados a um coloide e expostos à luz ultravioleta. De acordo com Jandora, este processo apresenta como resultado final uma imagem mono ou policromática, que varia conforme a quantidade de camadas e pigmentos que se queira aplicar.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (51) 3012.0421, (51) 3061.2898, (51) 3028.1440 e (51) 8460.0352.

Comentários