Audiência de TV no celular terá mensuração do Ibope

Estudo pioneiro no País deverá ser implantado no final deste ano

De olho na previsão de que cerca de 50 milhões de celulares terão acesso à TV Digital no País até 2014, o Ibope pretende começar a medir a audiência do segmento. Apuração do jornal Folha de S.Paulo indica que o Ibope deverá implantar estudo pioneiro no final deste ano. O trabalho será desenvolvido em parceria com Samsung e Vivo. A pesquisa deverá analisar o comportamento do consumidor nesse ambiente. O painel de estudo terá inicialmente dois mil participantes, maiores de 15 anos, na Grande São Paulo.

A pesquisa trará informações sobre o uso da TV digital no celular, os programas mais vistos, o percentual de pessoas que usam a TV via celular e os horários de maior acesso, entre outras. Diferentemente da medição de audiência em televisores convencionais, a medição da TV digital no celular não terá uma amostragem baseada nos dados do censo demográfico do País, como classe social e idade.

O medidor estará em novos aparelhos de celular desenhados em parceria com o instituto e disponibilizados para a venda. Os compradores destes celulares, que farão parte da amostragem, deverão autorizar sua participação na pesquisa. Os resultados serão divulgados para o mercado em 2012.

Comentários