Band TV realiza debate entre candidatos à prefeitura nesta quinta

Ação envolve veículos de todo o Grupo Bandeirantes de Comunicação

A Band TV realiza nesta quinta-feira, 31, a partir das 21h40, o primeiro seu debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Com mediação de Oziris Marins, o programa se dividirá em quatro blocos que buscarão ser curtos e objetivos. No primeiro, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas da casa sobre problemas da cidade e, entre os temas escolhidos, estão transporte, educação, saúde, desenvolvimento, segurança, infra-estrutura e meio ambiente. Cada candidato será questionado em separado. "Rompemos com o marasmo das regras clássicas, e, com isso, também conseguimos tirar um aproveitamento melhor do conteúdo", avalia o diretor de jornalismo da Band, Renato Martins. Os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação estarão cobrindo o confronto. Mais de 60 profissionais estão envolvidos no projeto de eleições.


No segundo e terceiro blocos, os prefeituráveis debaterão entre si, escolhendo a quem desejam encaminhar questões e quem querem que lhes pergunte. "Escolher quem será o seu próprio perguntador é uma tarefa difícil, que mostrará a transparência dos candidatos", diz Renato. "Inovamos em alguns pontos e as assessorias das campanhas prontamente entenderam nossa necessidade de fazer um bom programa de televisão e aceitaram todas as alterações", complementa. No quarto e último bloco, os candidatos dão suas conclusões também respondendo a mais uma pergunta: "qual a Porto Alegre que quero entregar em 2012?". Segundo o diretor-geral do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul, Leonardo Meneghetti, as respostas deste bloco se tornam um documento para ser guardado. 


"Estamos vibrando com essa cobertura, que será de grande importância para nós, que temos tradição nos debates políticos. Investimos em equipamento, cenário e equipe", diz Meneghetti. O debate marca o primeiro mês de campanha na rua. "É uma grande avaliação que o eleitor poderá fazer em cima do desempenho desses 30 dias do seu candidato", diz o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, consultor em direito eleitoral do Grupo Bandeirantes de Comunicação e integrante da comissão que analisa os pedidos de direito de resposta durante o debate.


Na Band TV, o debate será transmitido ao vivo para todo o Estado. Nas rádios Bandnews FM e Band AM 640, o ouvinte acompanha durante todo o dia a cobertura do evento. À noite, a Bandnews FM 99,3 transmitirá o debate ao vivo simultaneamente com a TV, e a Band AM dará um serviço especial durante a jornada esportiva  que acompanha o jogo entre Coritiba e Grêmio. Depois da partida, o debate será reprisado na íntegra na Band AM. 


As rádios e a Band TV também podem ser acessados pelo site www.bandrs.com.br. As regras do debate foram homologadas pelo Tribunal Regional Eleitoral sob o nº 22887/2008.

Comentários