Cinco perguntas para Elizabeth Renz

Diretora da Senha Comunicação também é editora do portal São Leopoldo Negócios & Companhia

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Elizabeth Renz. Atuei como repórter no Grupo Sinos, fui editora das revistas Proteção, especializada na área da Saúde e Segurança do Trabalho, e Tecnicouro, voltada para os setores do couro e do calçado. Sou natural de Santa Helena, no Paraná, e, ainda criança, fui para Três Passos, no Noroeste do Estado, de onde meus pais são naturais. Com 18 anos, vim para São Leopoldo para trabalhar e estudar. Em 1992, me formei em Jornalismo pela Unisinos, onde também fiz pós-graduação.

Atualmente, sou diretora da Senha Comunicação Integrada, cuidando da comunicação de clientes de vários segmentos, não somente na assessoria de imprensa, mas em todas as áreas, como produção de conteúdo para mídias, consultoria de imagem, dentre outros. Mais recentemente, lancei o portal São Leopoldo Negócios & Companhia, em parceria com um grupo de profissionais maravilhosos, das áreas de conteúdo, programação, marketing e administração. O portal visa a divulgar tudo o que acontece no meio corporativo e de negócios de São Leopoldo, que é uma cidade com uma grande riqueza produtiva.

  1. O que a fez criar a Senha Comunicação?

Criei a Senha em 1993, um ano depois de me formar, para editar um veículo de comunicação cuja empresa só trabalhava com serviços terceirizados. Foi a partir desta experiência que comecei a oferecer assessoria de imprensa, como uma segunda opção, e fui aprendendo mais sobre esta atividade. Naquela época, o Vale do Sinos tinha poucos assessores de imprensa. Em 2000, fui contratada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABI), onde atuei por 12 anos. Foi um período muito marcante, pois tive a oportunidade de viajar para vários países fazendo a cobertura dos eventos internacionais que a entidade promovia. Eu produzia textos diários e os encaminhava para os veículos de comunicação do País, que podiam acompanhar e publicar os avanços do setor calçadista no mercado externo.

  1. O que te move no Jornalismo?

É uma profissão maravilhosa e que continua sendo fundamental para a sociedade moderna. Muitas pessoas acham que, ao fazermos assessoria, não exercemos mais o jornalismo, o que não é verdade, pois cada texto produzido precisa ter o mesmo apuro técnico e correto que um texto para veículo. 

  1. Quais são os maiores desafios profissionais?

Com certeza, hoje, o maior desafio é conseguir encaixar a produção do texto dos clientes nas novas mídias. Os formatos do jornalismo que eu estudei na década de 90 não são os mesmos de hoje, com o crescimento inevitável do meio digital. Os novos jornalistas estão sendo preparados para serem multimídias, o que é muito bom e desafiador. E a criação do portal Negócios & Companhia vem ao encontro destes novos tempos, onde o acesso digital é maior e mais rápido que o impresso.

  1. Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Meu desejo é que o portal Negócios & Companhia se consolide como um veículo de divulgação e de fomento de negócios. Também planejo fazer uma série de cursos para ampliar os conhecimentos de cross media para que o portal transite em todas as plataformas. Em paralelo, quero expandir a Senha como empresa prestadora de serviços de comunicação. Em um horizonte um pouco mais longe, quero fazer um mestrado na área.

E uma atividade que tem me inspirado muito são os convites para falar ou palestrar sobre comunicação, sobre esta loucura que é a forma como nos comunicamos hoje. Quando me convidam, eu vou com prazer.

Comentários