Com sede em Porto Alegre e Paris, Curto News se especializa em Inteligência Artificial

Fundado pelo jornalista ex-Estadão, João Caminoto, portal tem liderança das filhas Isabella Caminoto e Juliana Caminoto

Portal também busca ser um desenvolvedor e propagador de IA - Crédito: Banco de imagens/Canva

Fundado no segundo semestre de 2022, o Curto News surgiu como um portal de notícias com textos de leitura rápida, no entanto, com o surgimento e popularização da Inteligência Artificial (IA), no último ano, o site passou a se especializar no tema, além da tecnologia e sustentabilidade. Fundado pelo jornalista ex-Estadão, João Caminoto, residente em Paris, o noticiário, além de ter sede na cidade europeia, tem escritório em Porto Alegre, onde é liderado por Isabella Caminoto, assessora de Sustentabilidade, e Juliana Caminoto, gerente-administrativa, que são filhas do fundador. 

"Assim que lançamos, tivemos algumas dificuldades com audiência, sobretudo por conta das mudanças na entrega de notícias pelo Facebook e Google. Naquela época, já cobriamos o mundo da tecnologia, então com o surgimento da Open AI (criadora da ChatGPT), vimos uma oportunidade de segmentar nossa produção", contou João, em conversa com a reportagem de Coletiva.net. Outra novidade trazida ao portal naquele período foi a abertura ao público mundial, "pois a Inteligência Artificial é um assunto global, que todos têm interesse", com a utilização de um plugin de tradução automática: "nossas visualizações quintuplicaram em um mês".

Com isso, outro produto lançado pelo portal se trata do GuIA, um guia que visa fazer uma curadoria de diferentes ferramentas de Inteligência Artificial. "Ali, é possível encontrar diferentes serviços de IA avaliados por nossa equipe e ranqueados de uma até cinco estrelas, além de uma resenhas sobre a funcionalidade", explicou João. A novidade veio junto com o novo momento do Curto, que reestilizou recentemente a estrutura do site, antes baseado na disposição de links de redirecionamento para outros noticiários. 

Startup

Na França, o Curto está baseado dentro de uma incubadora com mais de mil startups na Insead, escola de negócios parisiense. A partir disso, de acordo com João, o intuito é transformar o portal em um desenvolvedor e propagador de IAs. Inclusive, o objetivo é lançar uma ferramenta, em parceria com uma empresa gestada no mesmo local, que busca ajudar redatores a escrever notícias. "A gente ainda está em uma fase de testes e com isso eu quero fazer outras parcerias para tornar o Curto, além de um veículo especializado em IA, também ser uma base tecnológica para essa questão do nosso segmento", disse. 

Além do auxílio para redigir textos, os jornalistas poderão, a partir do serviço, colher dados de forma facilitada. "Não é uma novidade, em si, esse sistema. Mas, o que a nossa Inteligência Artificial terá de diferente é que ela será à prova de fake news, uma vez que você poderá escolher uma série de sites confiáveis de onde a ferramenta extrairá as informações", explicou o fundador do Curto.

Segundo João, a criação da ferramenta visa dar possibilidade para que pequenos e médios veículos, além dos independentes, consigam, com mais facilidade, transformarem-se digitalmente. "É poder colaborar, ser uma ponte tanto na modelação dessas iniciativas como na implementação delas para esses meios. O que a gente precisa é perder o medo da IA e passar a ver ela como uma aliada no nosso trabalho, não como uma ameaça porque ela é inevitável", ponderou.

Futuro

Para o futuro, o objetivo do Curto é dividido em duas partes. A primeira é um trabalho permanente de qualificação do conteúdo e a internacionalização do portal. O outro, trata-se da área da comercial, na busca por parceiros e apoiadores, tanto em bussiness, quanto jornalisticamente. "Queremos oferecer mais possibilidades para anunciantes, vender mais conteúdo patrocinado e gerar outras receitas. Além disso, temos o intuito de encontrar novos investidores", pontuou João.

Comentários