Competence completa 20 anos de atividades

Em duas décadas, agência passou de quatro a 200 colaboradores

No domingo, 20, o Grupo Competence completa duas décadas de atividades. O presidente e diretor de estratégia competitiva da empresa, João Satt Filho, comemora os bons resultados atingidos até aqui. "Chegamos ao final de 20 anos com a certeza de que sabemos fazer", destacou em entrevista a Coletiva.net. Segundo ele, o período foi de longo aprendizado no posicionamento, construção e gestão de marca. A agência, que iniciou em 1991 com quatro colaboradores, hoje conta com uma equipe de 200 pessoas. São profissionais distribuídos pelas unidades da Competence em Porto Alegre, Joinvile, Curitiba, Brasília e Foz do Iguaçu.
O grupo engloba hoje três unidades: a agência Competence, que desenvolve a propaganda; a SunBrand, que trabalha o reposicionamento das marcas dos clientes; e a Thiene, empresa de consultoria de endomarketing e desenvolvimento de equipes. As três atuam integradas no atendimento dos cerca de 30 clientes, e uma média de 2.300 pits por mês. Alguns deles, como a Paquetá e a Panvel, estão com a Competence desde o início de suas atividades em 1991.
Além das unidades, a Competence atua desde o final de 2010 com núcleos de negócios. São seis grupos de trabalhos que atuam divididos em grupos de marca, de acordo com a demanda específica de cada cliente.  "Nosso objetivo com esta reformulação é estar cada vez mais alinhado com a estratégia do cliente", detalhou Satt. .Neste ano, também passaram a integrar a equipe sete profissionais especialistas em online, estes absorvidos nos grupos de marca. Além disso, Gustavo Bittencourt foi contratado para assumir a vice-presidência de Inovações e Projetos de Marca, área que contempla os esforços de comunicação e serviço nas diversas plataformas que interessam ao consumidor de uma determinada marca.
Para 2011 a meta do grupo é crescer 28%, trabalhando com base no tripé inteligência, inovação e criatividade. A empresa também se prepara para abrir uma nova unidade, ainda no primeiro semestre do ano, no interior do estado de São Paulo. Além disso, estão previstas ações comemorativas pelos 20 anos. A primeira delas é a veiculação de anúncios em jornais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília. "Competence, 20 anos inovando para construir marcas  cada vez mais fortes", registra a peça a ser veiculada na segunda-feira, 21.
Ao fazer um balanço sobre as últimas duas décadas, Satt reconhece que o segredo da constante evolução da Competence foi a percepção para a mudança do mercado. "Com o passar do tempo, me dei conta de que deveríamos nos orientar de forma estratégica para o negócio do cliente", diz, destacando que "de nada adianta sermos uma agência que conquista muitos prêmios por suas ideias criativas, se não estivermos contribuindo para o crescimento dos clientes".
Imagem

Comentários