Compol se encerra com painel sobre Social Media Gov

Última palestra do evento foi ministrada por Rodrigo Abella, criador de plataforma de benchmarking

Palestra de Rodrigo Abella fecha programação do evento - Crédito: Reprodução

Criador da Social Media Gov, plataforma de benchmarking de Comunicação exclusiva para o setor público, Rodrigo Abella encerrou as atividades do Compol - Comunicação Política e Institucional, com palestra sobre a ferramenta. O evento trazido a Porto Alegre pela Critério - Resultado em Opinião Pública aconteceu entre esta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, no Instituto Ling.

A partir da plataforma, os comunicadores públicos conseguem filtrar e ter um panorama sobre quais foram os principais conteúdos publicados por canais governamentais brasileiros. Além disso, o sistema também monitora publicações da imprensa nacional e internacional, para identificar os temas mais engajados. 

Como exemplo, Rodrigo trouxe uma filtragem sobre os posts de órgãos governamentais gaúchos que mais geraram interação em 2024. Como resultado, a publicação com mais audiência falava sobre as fortes chuvas que atingiram o Estado em janeiro. "Em um ano eleitoral, conseguimos identificar que este assunto será um ponto de referência para o pleito. É um termômetro bem claro sobre o que está acontecendo e a partir daí podemos montar a nossa estratégia", mostrou.

O palestrante também deu um panorama sobre os conteúdos que mais geram engajamento. Um dos principais pontos suscitados por ele é a necessidade em ser autêntico, utilizar-se de estratégias que deram certo com outras instituições, mas de forma adaptada ao público-alvo. 

Por outro lado, o que pode ser maléfico para uma boa comunicação é o descuido com os materiais. De acordo com Rodrigo, vídeos e fotos que vão ao ar com baixa qualidade tendem a não serem vistos, embora o excesso de direção de arte também pode gerar um efeito negativo: "tem que ter um pouco de naturalidade".

"Gratificante"

Cleber Benvegnú, sócio-fundador da Critério, ao fim do Compol, subiu ao palco para agradecer ao público e encerrar, oficialmente, o congresso. "A presença de todos vocês, sobretudo, é uma grande demonstração de carinho com uma instituição como a nossa. Fazer um evento como esse dá muito trabalho, mas é extremamente gratificante", concluiu.

Saiba mais:

Compol se inicia com discussões sobre mudanças no Marketing Político

Compol: Marcelo Pires fala sobre estratégias para criação de jingles

Tarde no Compol é marcada por painéis que discutem futuro da Comunicação Política

Jornalistas gaúchos sobem ao palco na segunda tarde do Compol


O Compol - Comunicação Política e Institucional é um dos principais congressos de Comunicação Política e, além de Porto Alegre, acontece nas capitais Goiânia, Manaus, Palmas e Salvador. Marca da Bn3 - Marketing Baseado em números, Fepese, PostPúblico e NinaLab, o encontro é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, profissionais do Marketing e comunicadores em geral, além de políticos e aspirantes à vida pública. 

No Rio Grande do Sul, o evento chega assinado pela Critério - Resultado em Opinião Pública, com patrocínio de Corsan, Di Paolo e Ecosul, durante a terça-feira, 12, e a quarta-feira, 14, no Instituto Ling. Com uma série de painéis sobre o mundo da Comunicação Política, o encontro tem cobertura de Coletiva.net.

Comentários