Congresso AbrapCorp 2009 divulga programação oficial

Inscrições de trabalhos encerram-se dia 10 de março

O III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas pretende reunir mais de 400 pesquisadores, profissionais e universitários na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo , entre os dias 28 e 30 de abril de 2009, para debater o tema "Comunicação, Humanização e Organizações". Várias atividades compõem a programação oficial, que inclui conferências com convidados internacionais, mesa-redonda, oficinas, grupos de trabalho, lançamento de livros, painel e cursos de curta-duração pré e pós-evento. As inscrições de trabalhos em GTs e para o Espaço para Iniciação Científica podem ser realizadas pelo site congresso.abrapcorp.org.br até o dia 10 de março.


O tema da Comunicação e da Humanização nos contextos organizacionais traz o desafio de ampliar o conhecimento que permita explorar e desenvolver as organizações como espaços reais e possíveis e, assim, provocar a discussão do próprio conceito contemporâneo de humanismo, numa perspectiva pós-iluminista. Alguns elementos paradoxais precisam ser tratados e provocados - como, por exemplo, os que envolvem a autonomia do indivíduo versus a sujeição a regras e padrões comportamentais, a liberdade expressiva e criativa versus a imposição de modelos controladores e invasivos de gestão, a adoção de modelos participativos e dialógicos versus a overdose (des) informativa.


O evento começa às 8h do dia 28 de abril, e a cerimônia de abertura é seguida da conferência inaugural do evento às 9h30, com Dennis Mumby, da University of North Carolina at Chapel Hill, falando sobre Comunicação, Humanização e Organizações. Às 11h30min, o painel "Agências de fomento e políticas de apoio para pesquisa científica em Comunicação" recebe representantes da FAPESP, CNPq e CAPES e, na parte da tarde, entre 14h30min e 17h, acontecem as Sessões de Comunicações Científicas com apresentação de trabalhos - GTs Abrapcorp e Espaço para Iniciação Científica com Projetos e Pesquisas Experimentais em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.


 


Clique aqui para mais detalhes.


 


 


<b>Atrações do


Congresso AbrapCorp 2009</b>


 


O Espaço para Iniciação Científica, destinado à apresentação de projetos e pesquisas experimentais em nível de Graduação, é uma nova sessão para o congresso deste ano, e abriga trabalhos resultantes de monografias de conclusão de curso - desenvolvidas e aprovadas pelos cursos; projetos experimentais - trabalhos desenvolvidos e aprovados pelos cursos de Comunicação Social; e trabalhos de Iniciação Científica - resultantes de projetos desenvolvidos em nível de graduação, provenientes dos Programas de Iniciação Científica das Instituições de Ensino Superior. Os trabalhos inscritos nesta categoria deverão ser formalmente indicados para apresentação pela coordenação do curso em que foi aprovado.


 


Também estão previstas as oficinas Abrapcorp - sessões especiais voltadas a alunos de Graduação, criadas a partir da necessidade detectada de envolver os alunos de graduação nos congressos científicos, e estabelecer um diálogo entre os conceitos trabalhados na academia e no mercado. Os temas são: Oficina 1 - Iniciação científica em comunicação: da delimitação do objeto ao projeto de pesquisa; Oficina 2 - Governança corporativa; Oficina 3 - Comunicação digital e novas mídias institucionais; Oficina 4 - Estratégias e relacionamento com a comunidade; e Oficina 5 - Memória Organizacional.  


 


Ainda no dia 28, entre 17h e 18h30, estão programados o lançamento de livros, com apresentação de resenhas comentadas, e uma palestra sobre políticas editoriais para publicação com representantes de editoras. O I Fórum de Debates sobre Comunicação Organizacional e Relações Públicas encerra o primeiro dia de programação, e debate "O campo da Comunicação Organizacional e de Relações Públicas: fundamentos conceituais e abrangência", sob a coordenação de Cláudia Peixoto de Moura (Abrapcorp; PUC-RS), João José Curvello (Abrapcorp; UCB) e Celsi Brönstrup Silvestrin (UFPR).


 


Na manhã do dia 29, a programação se inicia com a conferência "Políticas de Relações Públicas na gestão da diversidade nas organizações", com a convidada internacional Elizabeth Toth (University of Maryland - USA), entre 8h30 e 10h da manhã, seguida do painel "Organizações como espaços de diálogo e construção de significação", com Marcelo Manucci (Universidad de Salamanca - Argentina), Rudimar Baldissera (UFRGS) e Roseli Fígaro (ECA-USP), até o meio-dia. Após os GTs e oficinas na parte da tarde, o Fórum de Debates tem sua seqüência. Às 20h, ocorre a Assembléia Geral Ordinária da Abrapcorp, aberta aos associados da Abrapcorp.


 


No dia 30, último dia do congresso, a manhã se inicia com a palestra "A Comunicação como lugar e processo para a humanização das organizações nas atuais relações de trabalho", ministrada por Elcio Anibal de Lucca (Serasa), seguida da mesa-redonda, com Maria Aparecida de Paula (PUC-Minas), Marlene Marchiori (UEL) e Nadia Rebouças (Rebouças e Associados/RJ), que debate o mesmo tema apresentado na palestra.


 


<b>PROGRAMAÇÃO PARALELA</b>


 


Adicionalmente à programação dos três dias de congresso, a Abrapcorp oferece cursos de curta-duração nos dias que antecedem e sucedem ao evento, com o intuito de potencializar a experiência dos congressistas na cidade de São Paulo. A programação se inicia com o curso "Planejamento e Gestão Estratégica em contextos instáveis", ministrado pelo Marcelo Manucci (Universidad de Salamanca/Argentina), dos dias 22 a 25 de abril (quarta-feira a sábado), das 19h às 22h.


 


No dia 27/04, segunda-feira, Elizabeth Toth (University of Maryland) participa do Colóquio Acadêmico com docentes de Comunicação Social, para debater temas atuais sobre o ensino de Comunicação e outros.


 


Após o encerramento da programação oficial do congresso, na parte da tarde do dia 30 de abril e durante todo dia 1º de maio, é ministrado o curso de curta duração "Técnicas de Pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional: fundamentos, instrumentos e aplicação". Sob a coordenação de Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP e UMESP), reúne a diretora da Almeida Associados Consultoria Estratégica, Ione Almeida, a sócia-diretora do Data Popular, Luciana Aguiar, a diretora de projetos IBOPE, Laure Castelnau, e os professores da USP, Renata Giovinazzo (FEA) e Leandro Leonardo Batista (ECA), especialistas na área de pesquisa. O conteúdo é dividido em duas etapas, em cada dia de programação: "Instrumentos estatísticos aplicados às Relações Públicas e Comunicação Organizacional" e "Etnografia & Delphi".


 


O curso "Estudos de Comunicação Organizacional numa perspectiva crítica", com Dennis Mumby ( University of North Carolina at Chapel Hill), encerra as atividades pós-congresso e ocorre nos dias 2, 4 e 5 de maio, entre 13h e 17h. Detalhes sobre a inscrição nos cursos, valores e programação detalhada estarão disponíveis no site oficial da entidade em breve.


 


<b>CONHEÇA A ABRAPCORP</b>


 


O Congresso Abrapcorp 2009 é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação/PPGCOM-USP, com apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/ABERJE, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/Intercom e da Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação/Socicom. A Associação, constituída em 2006, busca estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados, resultantes de pesquisa, nos campos da comunicação organizacional e das relações públicas, expressando a existência de uma comunidade atuante de pesquisadores, originariamente integrados aos núcleos de pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Intercom, hoje a maior e mais importante associação das Ciências da Comunicação no país.


 


Uma entidade autônoma, a Abrapcorp, juntamente com outras 11 associações, vincula-se à Socicom, criada em setembro de 2008. Apesar de jovem, a Associação possui cerca de 180 associados e já demonstrou sua vitalidade em seus congressos nos dois últimos anos. No âmbito de seu congresso anual, tem trazido para o debate e o diálogo pesquisadores e profissionais dessas áreas, o que expressa que o campo acadêmico-científico, como integrante das Ciências Sociais Aplicadas, não pode se isolar e alienar-se das demandas sociais e das práticas de comunicação que acontecem no cotidiano das organizações, no contexto de uma sociedade complexa e de um mercado competitivo sem precedente.


 


O processo de inscrição pode ser realizado exclusivamente pelo sistema on-line de inscrições, pelo site: http://congresso.abrapcorp.org.br. Após a baixa do boleto bancário, a submissão de trabalhos poderá ser realizada pela área restrita de cada usuário. Para mais informações, fale com Perolah Caratta na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - bloco 22, sala 30 na Cidade Universitária da USP em São Paulo /SP, pelo fone/fax 11-3091-2949 ou pelo e-mail [email protected].  <i>(Rodrigo Cogo)</i>


 

Comentários