Congresso em Foco e Google promovem simpósio 'Caminhos para um Jornalismo Sustentável'

Evento recebe especialistas internacionais, parlamentares, representantes do setor e do governo em debate sobre financiamento e desenvolvimento do Jornalismo

O portal Congresso em Foco, em parceria com a Google, promoverá o evento 'Caminhos para um Jornalismo Sustentável', que será realizado na próxima quinta-feira, 7. O objetivo é debater o desenvolvimento do Jornalismo de qualidade e de credibilidade na era do digital, a evolução dos modelos de negócios, políticas públicas, regulação, liberdade de expressão e de imprensa, direitos autorais, além da aceleração tecnológica do setor. Todos os debates serão transmitidos nas redes sociais do veículo e através do link.

Os pesquisadores Michael Geist e Paul Matsko, ambos considerados referências em Comunicação e Direito na internet, falarão sobre o cenário mundial e as propostas internacionais para o financiamento e a sustentabilidade do Jornalismo. Michael Geist é professor de Direito da Internet e do Comércio Eletrônico da Universidade de Ottawa (Canadá) e membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade e pesquisador. Paul Matsko é historiador de Mídia de massa pelo Cato Institute, um think tank americano que atua em temas como a Advocacia pública, exposição de Mídia e influência social.

O panorama brasileiro terá um painel exclusivo com a participação de João Brant, secretário de Políticas Digitais do Governo Federal, Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e Sérgio Lüdtke, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). A atuação parlamentar e as propostas relacionadas ao Jornalismo e mídias digitais serão abordadas pela deputada Carol Dartora (PT-PR).

Diversas entidades representativas de profissionais e gestores da indústria do Jornalismo também estarão presentes no simpósio, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) estão entre elas. O evento ainda contará com a presença de representantes da consultoria econômica LCA Consultores, do Instituto Palavra Aberta, que atua pela liberdade de expressão, e da Rede Future of Local News, pesquisa acadêmica internacional sobre Jornalismo.

Confira a programação

O primeiro painel será das 9h30 às 10h30 e terá como tema 'Diagnóstico do Jornalismo brasileiro e suas dificuldades' e contará com a palestra de João Brant, titular da Secretaria de Políticas Digitais (Secom), Katia Brembatti - presidenta da Abraji, e Sérgio Lüdtke, do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Já a segunda palestra, prevista das 10h45 às 11h35, cuja pauta é 'Propostas nacionais e internacionais de fortalecimento do Jornalismo', terá a presença de Carla Egydio, Gerente de advocacy da Ajor Brasília, Carol Dartora, Deputada PT-PR, Michael Geist, Full Professor, University of Ottawa, Faculty of Law, Common Law Section, e Paul Matzko, Pesquisador - Cato Institute Washington.

O terceiro, e último, painel está programado para ser realizado das 11h35 às 12h25, tendo como tema 'Caminhos para um Jornalismo forte e sustentável'. O encontro terá como palestrantes Nina Weingrill, consultora para organizações de jornalismo local e direitos humanos e pesquisadora da rede Future of Local News, Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, e Silvia Fagá de Almeida - diretora da LCA Consultores.

Comentários