Conselho de Comunicação Social do Congresso debate sobre TV 3.0

Experiência do telespectador será melhorada, pois a tecnologia trabalha com uma série de ferramentas vinculadas ao uso da internet

Projeto da TV 3.0 busca modernizar e aumentar a qualidade da televisão - Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Reprodução

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional debateu nesta segunda-feira, 4, junto ao Ministério da Comunicações (MCom) sobre a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Sbtvd), mais conhecido como TV 3.0. A tecnologia promete melhorar a experiência do telespectador e trabalha com uma série de ferramentas vinculadas ao uso da internet.

 "O projeto da TV 3.0 busca modernizar e aumentar a qualidade da televisão, ao mesmo tempo em que permitirá a exploração de um novo serviço e de novos modelos de negócios, que estão tentando manter a sua relevância nesse cenário de mídia em constante evolução", explicou o diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do MCom, Tawfic Awwad Júnior. Ao apresentar o cronograma da implementação da tecnologia e como o Governo Federal pode atuar em relação ao assunto, Awwad explicou sobre as atividades do Grupo de Trabalho (GT) da TV 3.0. O setor é presidido pelo Ministério das Comunicações e reúne especialistas, cientistas, técnicos, representantes da academia e de órgão do governo para discutir e construir propostas que definirão o funcionamento da nova geração da TV Digital brasileira.

Awwad afirma que o GT está estudando os impactos sociais da TV 3.0 e convidou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para debater formas de financiamento para o projeto. "Vemos novos modelos de negócio, um fortalecimento da radiodifusão. Então, temos possibilidades realmente de aquecimento da economia por meio desse projeto que, em última instância, vai acabar gerando empregos", pontuou.

TV 3.0

O MCom coordena junto ao Sbtvd, desde 2021, o estudo desenvolvido por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão sobre tecnologias que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025. As tecnologias candidatas para a TV 3.0 foram escolhidas entre propostas ofertadas por mais de 20 organizações internacionais. Em fevereiro do último ano, o projeto passou para a terceira e última fase, que consiste em testes complementares, pesquisa e desenvolvimento, além de padronização técnica e demonstrações de tecnologia. 

Ao longo de 2022, foram elaboradas as especificações técnicas para codificação de vídeo, áudio e legendas, além do planejamento de todos os detalhes dos testes complementares e atividades que serão realizados entre 2023 e 2024. As atividades do GT TV 3.0 seguem até 31 de dezembro de  2024. O grupo deve propor o padrão tecnológico que deverá ser decidido pelo Presidente da República, além de estabelecer diversos outros aspectos da nova geração da TV digital brasileira, incluindo regulamentação; padrão tecnológico; modelo de implantação no território nacional e cronograma de implantação para a TV 3.0.

Comentários