Documentário alerta para a poluição em Porto Alegre

Jornalista Natalia Utz e fotógrafo Gabriel Dientsmann irão dirigir o curta-metragem que registrará intervenções do projeto Ecopoética

 
Com a proposta de mostrar que a arte pode ser um instrumento para denunciar a poluição em Porto Alegre, a jornalista Natalia Utz e o fotógrafo Gabriel Dienstmann produzirão um documentário a partir de imagens captadas durante as intervenções do projeto Ecopoética. A ação, feita em 2014, consistiu em dois atores que ficaram pendurados durante sete horas em uma rede de lixo em uma das pontes da avenida Ipiranga.
Para a diretora Natalia, as artes cênicas são uma forma de chamar a atenção das pessoas. "Elas têm esse caráter de acontecimento, experiencial. Só fica sabendo quem está presente naquele momento. Em um trabalho de performance urbana, como o Ecopoética, os registros em vídeo contribuem para aumentar o público que toma conhecimento da obra", explica.
De acordo com os responsáveis pelo documentário, o projeto se iniciará em agosto e se estenderá até o segundo semestre de 2017. As ações incluem uma oficina, performances urbanas e a montagem do espetáculo "Ilha" que criará uma ilha de lixo na confluência do Lago Guaíba com o Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga. Tudo será registrado pelas lentes da dupla, desde a confecção dos figurinos, a escolha dos locais para as intervenções e as apresentações. A produção também contará com entrevistas da equipe.
O projeto Ecopoética, dirigido pelos atores Rossendo Rodrigues e Marina Mendo, conquistou, recentemente, o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade. Outras informações sobre a iniciativa e a produção do documentário estão disponíveis no site www.projetoecopoetica.com.

Gabriel Dientsmann e Natalia Utz à direita, e Rossendo Rodrigues e Marina Mendo à esquerda | Divulgação

Gabriel Dientsmann e Natalia Utz à direita, e Rossendo Rodrigues e Marina Mendo à esquerda | Divulgação


Comentários