Documentário sobre discriminação racial estreia em Porto Alegre

"O caso do homem errado" tem produção da Praça de Filmes e direção da jornalista gaúcha Camila de Moraes


O documentário longa-metragem "O caso do homem errado" tem sessão de pré-estreia no Cinemateca Capitólio Petrobras, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 11, às 20h. Produzido de maneira independente pela Praça de Filmes com direção da jornalista e realizadora Camila de Moraes - gaúcha que reside em Salvador, na Bahia - o longa-metragem aborda a discriminação racial.
O filme conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Polícia Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto no hospital. A produção traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido; da viúva do operário, Juçara Pinto; e de nomes da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.
Além do caso que dá título ao filme, a produção discute as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia. Antes da sessão, será realizada uma marcha da Esquina Democrática (cruzamento da avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas) até o Capitólio, para denunciar a violência dos órgãos de segurança contra a população negra. A concentração para o ato começa às 18h.
Mais informações podem ser coletadas no site ocasodohomemerrado.wixsite.com/meusite-1.

Comentários