Eduardo Araújo não é mais CEO da RDC TV

Profissional deixa a emissora prestes a completar sete meses de casa

Eduardo Araújo retorna ao Grupo Uniftec, onde trabalhou por 11 anos - Crédito: Arquivo Pessoal

Prestes a completar sete meses de casa, o gestor Eduardo Araújo deixou a RDC TV, onde ocupava a cadeira de CEO. A contratação do administrador foi anunciada em setembro de 2023, junto a Carlos Augusto Gostinski e Claro Gilberto para formarem a nova estrutura diretiva da emissora. Com a saída, ele retornou, no início do mês, para o Centro Universitário de Caxias do Sul (Uniftec), onde ficou à frente da direção por 11 anos. 

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Eduardo contou que a RDC TV tem um projeto e um propósito claro de levar a Comunicação do Rio Grande do Sul para todo o Estado, além de a expandir para o Brasil. No entanto, este é um objetivo de longo prazo, que requer alto investimento. "Para alavancar o plano, existe a necessidade de reter e qualificar profissionais, mas, por ser ainda de pequeno porte, esse é um grande desafio", colocou.

Segundo Eduardo, devido a esse cenário, o principal motivo da saída foi a incerteza de que as expectativas da equipe financeira da empresa, frente ao curto espaço de tempo que se imaginava que ela fosse alcançada por meio de um novo modelo de gestão, realmente fossem alcançadas. "Somado ao convite de retornar para um sólido e conhecido grupo, também gaúcho, onde já atuei por 11 anos com muito sucesso, optei por sair", explicou.

Apesar do curto período na emissora, o gestor avalia que o momento foi positivo. "Tivemos êxito na gestão, com um crescimento de cerca de 58% no faturamento", disse. No entanto, os números, segundo ele, foram "bem aquém do que o grupo mantenedor necessita e espera". Ainda de acordo com Eduardo, o presidente da RDC TV, Márcio Irion, foi um "grande parceiro", pois recebeu seu apoio em todas as decisões, além de ter sido mentor e colaborador. "Montamos uma diretoria bem consolidada, com um diretor Comercial, Augusto, de alto nível, conhecido e reconhecido no mercado e um diretor de Eventos, Claro, que dispensa apresentações, pois é uma referência no Estado", contou.

Para Eduardo, os pouco menos de sete meses à frente da RDC TV foram de ganhos recíprocos, em especial no que se propôs a fazer, que era profissionalizar a gestão, até então familiar. "As expectativas financeiras de curto prazo que se desalinharam", completou. 

"Estrutura não será afetada"

Conforme Márcio, com a saída de Eduardo "a estrutura da direção não será afetada", mesmo que o profissional tenha chegado à emissora para fazer parte de um novo grupo diretivo, com o objetivo de expandir a empresa. "Fizemos uma readequação interna de funções para dar continuidade ao planejamento estratégico deste ano", disse o presidente. Desta forma, a RDC TV continuará a trabalhar com "muita dedicação para executar o plano de ação de 2024".

Ainda segundo Márcio, neste momento, a emissora voltará as energias para dentro, mas com um olhar para as oportunidades de mercado. "Entendemos que a RDC TV, após cinco anos, teve um avanço importante no que se refere à visão, gestão e foco na expansão, e isto está sendo mantido como premissa e orientação pelo nosso acionista majoritário", explicou. Por fim, o presidente explicou que a saída de Eduardo foi em comum acordo, e a empresa estava avaliando os movimentos do mercado e a economia. 

Comentários