Entidades celebram o Dia Mundial da Propaganda nesta quinta-feira

Presidente da ARP, Celso Chittolina, prevê crescimento de 8 a 12% neste ano

Entidades celebram o Dia Mundial da Propaganda nesta quinta-feira, 4. Para marcar a data, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), a Associação Latino-Americana das Agências de Publicidade (Alap), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul publicaram um anúncio de meia página no jornal Zero Hora. A peça, assinada pela Escala, traz a seguinte frase: "Boa propaganda não esconde a verdade do consumidor. 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda. Uma homenagem à propaganda feita com ética, que informa e defende o consumidor." 


Em entrevista a Coletiva.Net, o presidente da entidade, Celso Chittolina, afirmou que a previsão para este ano é que haja um crescimento no setor de 8 a 12%, apesar dos dois últimos meses de recesso econômico para o meio. "A crise existe e ela vai afetar ainda mais o setor publicitário em 2009. Entretanto, é nosso dever, como publicitários, trabalhar em cima das oportunidades, e a crise gera oportunidades", disse. Para Chittolina, os empresários brasileiros estão acostumados a conviver com crises, o que os torna mais preparados. "Mas essa crise será mais forte que as outras que já enfrentamos", prevê.


Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2007 havia mais de 200 mil profissionais ligados ao ramo. A cada ano, mais publicitários se formam em universidades brasileiras em cursos de graduação presencial, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os números mais recentes apontam que, em 2005, 1.144 alunos graduaram-se em publicidade e propaganda e, em 2006, foram 1.201, sendo 1.049 deles de instituições privadas. Em 1996, o total de estudantes concluintes foi de 130.


O Ministério do Trabalho chama a atenção para uma disputa cada vez mais acirrada. Em 2007, das 209.978 pessoas atuantes em atividades relacionadas à propaganda, 3.719 atuavam em produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão; 32.642 em atividades de rádio, 29.506 em agências de publicidade, e 5.675 em pesquisa de opinião pública. O campo também é vasto, pois de acordo com a assessoria de imprensa da Abap, baseada em estatísticas do IBGE, em 2005, havia 23.488 agências de publicidade e serviços especializados no Brasil.


 

Imagem

Comentários