Equipe Alpha é a campeã do HackaTchê 2024

Disputa entre os finalistas aconteceu no palco The Next Big Thing do South Summit Brazil

Eduarda Merlini representa equipe vencedora - Crédito: Mauricio Tonetto/Secom

A tarde desta quinta-feira, 21, no The Next Big Thing, um dos principais ambientes do South Summit Brazil, reservou emoções para o público que estava presente. Isso porque o local foi palco da disputa do HackaTchê 2024 - competição promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que visa integrar estudantes e professores da rede pública a experiências em um ambiente de criação nas áreas de Tecnologia e Inovação. Entre os três finalistas, a equipe Alpha, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, foi a vencedora da disputa. 

Como prêmio, os alunos representarão o Estado no South Summit da Espanha, que ocorrerá na capital Madrid, entre 5 e 7 de junho. O Projeto Franciscos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, e o PatruLink Business, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O segundo lugar ganha o direito de conhecer a sede do Google em São Paulo, já o terceiro irá para o Gramado Summit.

Na ocasião, um integrante de cada equipe subiu ao palco para defender os projetos ao corpo de jurados presente. Entre os avaliadores, estavam os respectivos governador e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB), a secretaria da Educação, Raquel Teixeira e Jorge Audy, presidente do Conselho de Honra do South Summit Brazil e vice-presidente de inovação e desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)/Tecnopuc. 

A equipe Alpha, que foi a campeã da edição, apresentou uma plataforma tecnológica, que já está funcionando, e visa facilitar conteúdos educativos a professores, pais e alunos. Em sua explanação, a aluna Eduarda Merlini, representante do time, disse aos jurados que o projeto surgiu a partir da pandemia de Covid-19. "Isso porque percebemos a dificuldade que os professores enfrentavam em promover ensino aos alunos, além de gerar os conteúdos necessários. E sabe o que é mais legal? É que, hoje, a nossa iniciativa já está em prática e dando certo", manifestou sob salva palmas do público. 


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos. 

Comentários