ESG é importante pilar para o South Summit Brazil 2024

Organização do congresso pretende realizar ações para causar um impacto positivo seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Organização se compromete a medir emissões de carbono de cada edição para compensar no ano seguinte - Crédito: Reprodução

O South Summit Brazil 2024 conta com um planejamento para ter a Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) como um pilar-chave para o evento. Além disso, o congresso é guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Devido a esses compromissos, uma série de ações e projetos que impactam nos participantes foi tomada para a realização de um evento sustentável.

Em primeiro plano, pretende-se realizar um processo de gestão sistêmica dos resíduos, desde a distribuição estratégica de lixeiras até o encaminhamento do lixo para o destino final. O festival se compromete também a medir as emissões de carbono de cada edição para compensar nos próximos anos. Para atingir o objetivo, a organização do South Summit preparou, inclusive, um questionário para os participantes. A pesquisa tem como objetivo entender o meio de transporte utilizado para chegar a Porto Alegre e ao evento, quantos dias ficará hospedado na região e outras perguntas que auxiliem a medir as emissões do gás. 

Os itens distribuídos para os participantes serão sustentáveis e certificados. As credenciais são feitas de papel-semente e os cordões de materiais ecológicos, assim como as garrafas de água e copos. Além disso, as estruturas de cenografia são produzidas com materiais duráveis e reutilizáveis.

Foram implementadas também diretrizes rígidas de utilização de materiais sustentáveis por 100% das instituições parceiras, patrocinadoras em ativações físicas e empresas fornecedoras. Portanto, a distribuição de panfletos e itens plásticos não é permitida e os brindes entregues precisam ser aprovados e apresentarem certificados formais de sustentabilidade. Além disso, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SICT) propôs um projeto em parceria com o South Summit Brazil para oferecer coleta de equipamentos tecnológicos obsoletos ou estragados a fim de consertá-los e doá-los a comunidades periféricas. 

O evento ainda proporciona caminhos para pessoas com deficiência (PcD) devidamente sinalizados, a fim de viabilizar uma maior acessibilidade. Serão disponibilizados também Kits Livres (bikes), equipamento elétrico que torna a cadeira de rodas motorizada, na entrada do Cais Embarcadero, e equipes que estarão à disposição para auxiliar na utilização dos equipamentos e fornecer assistência a pessoas com mobilidade reduzida (PMR).


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários