Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do 'Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde'

Neste ano, premiação homenageia melhores histórias e coberturas de pautas da América Latina, Espanha e dos Estados Unidos

A partir desta edição, profissionais que atuam em mídias da Espanha e dos Estados Unidos podem se inscrever - Crédito: Reprodução

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do 'Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde', uma iniciativa da Fundação Gabo, entidade que oferta oficinas e seminários de treinamentos e intercâmbios entre jornalistas, com apoio da Roche América Latina, empresa de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, e da Genentech, companhia de biotecnologia. Neste ano, a premiação homenageará as melhores histórias e coberturas de pautas de saúde e ciência da América Latina, Espanha e dos Estados Unidos, em espanhol e português. As matrículas podem ser feitas até 10 de junho por meio do link.

Em 2024, o prêmio conta com mudanças que permitem que mais jornalistas mostrem trabalhos. A partir desta edição, profissionais que atuam em mídias da Espanha e dos Estados Unidos poderão inscrever-se, caso se enquadrem nos seguintes critérios: os materiais devem ter sido publicados originalmente em espanhol ou português; os autores devem ser ibero-americanos, ou seja, naturais de países de língua espanhola ou portuguesa. Em caso de trabalhos coletivos, pelo menos 60% dos coautores devem ser nascidos ou nacionalizados em um país ibero-americano.

As três categorias deste ano são Jornalismo Digital, Jornalismo Sonoro e Cobertura. Também haverá menções honrosas nas categorias Desafios ao Atendimento de Saúde e Jornalismo de Soluções. Dessa forma, o 'Prêmio Roche de Jornalismo' de 2024 contempla seis temas: 'Ações Comunitárias para a saúde'; 'Desafios para o atendimento médico'; 'Inovações na área da saúde'; 'Mulheres e saúde'; 'Prevenção, diagnóstico e atenção primária' e 'Reformas de políticas públicas para melhorar a assistência médica'.

Para Fernando Giannoni, líder de assuntos públicos e Comunicações da Roche América Latina, a 12ª edição do prêmio é mais um marco na premiação do talento, da dedicação e do trabalho investigativo de jornalistas que trouxeram a público as questões mais importantes da ciência e da saúde latino-americanas. "Isso reflete o compromisso renovado da Roche de promover a excelência e o rigor no Jornalismo, premiando histórias a partir de diversas perspectivas", disse. 

Os finalistas de cada categoria (em caso de equipes, um integrante deverá ser escolhido) serão convidados para a cerimônia de premiação, a ser realizada em outubro em Miami, nos Estados Unidos, durante o Roche Press Day, Fórum que promove o contato e intercâmbio entre jornalistas, profissionais de saúde, acadêmicos, representantes de organizações civis ou não governamentais e tomadores de decisão. O vencedor, ou o representante da equipe vencedora, participará com todas as despesas pagas do Festival Gabo 2025, que será realizado em Bogotá, na Colômbia. Além disso, receberá um troféu e um certificado.

Comentários