Estudo aponta principais medos de profissionais em relação à IA

Pesquisa indica que 42% dos trabalhadores de Marketing e Vendas brasileiros possuem receio em como a ferramenta pode impactar suas funções

Estudo contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023 - Crédito: Reprodução

A empresa de tecnologia Totvs realizou uma pesquisa para a H2R Insights e Trends, e registrou que 42% dos profissionais de Marketing e Vendas brasileiros possuem medo em relação aos impactos causados pela evolução da Inteligência Artificial (IA), e na forma como as mudanças podem afetar seus cargos. A forma como a tecnologia pode atingir suas funções representa o maior receio entre o grupo.

Outros entrevistados também se mostraram preocupados com os seguintes aspectos: "não saber se adaptar à tecnologia", "receio de falta de ética e resultados enviesados", e "tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor". Intitulado de 'Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década', o estudo contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, realizado em junho deste ano, em São Paulo. 

O público ouvido era composto em sua maioria de profissionais da Tecnologia (60%), seguido por Marketing e Vendas (15%), Finance (13%), Recursos Humanos (7%) e 5% de outras áreas. Entretanto, a pesquisa ainda revela que 90% de todos os entrevistados não possui medo de perder seu emprego para a IA.

Comentários