Festival de Cinema de Gramado anuncia competidores da 46ª edição

Serra Gaúcha recebe, de 17 a 25 de agosto, evento que contempla as melhores produções cinematográficas brasileiras e estrangeiras

No palco, da esquerda para a direita: João Alfredo Bertolucci, Marcos Santuario, Néspolo e Victor Hugo. - Divulgação/Coletiva.net

O lançamento do 46º Festival de Cinema de Gramado aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. No encontro, foram apresentados à imprensa os longas-metragens latinos e nacionais selecionados. Os curtas-metragens gaúchos, que receberão homenagem, também foram apresentados. Neste ano, o festival, que ocorre entre os dias 17 e 25 de agosto, terá salas para atender a pessoas com deficiência visual e auditiva.

Na edição deste ano, prezando por um festival inclusivo, conforme Néspolo, haverá encontro de deficientes visuais e auditivos no primeiro sábado do festival, 18 de agosto. Durante o evento, serão realizadas sessões de filmes com audiodescrição e legenda.

No total, neste ano, foram inscritos 665 filmes, de 12 países, incluindo o Brasil. A seleção ficou por conta dos curadores Marco Santuario e Rubens Edwald Filho, juntamente com a argentina Eva Piwowarski. Na mostra competitiva, dos 14 longas-metragens selecionados, haverá nove representantes nacionais, entre eles o gaúcho 'A Cidade dos Piratas', de Otto Guerra.

Pelo segundo ano consecutivo, haverá o projeto do filme convidado de honra e o escolhido neste ano será a Itália. Durante a programação, produções e exibições do país serão mostradas para debates e reflexões sobre as tendências cinematográficas italianas. Entre os homenageados, o ator Ney Latorraca foi escolhido para o troféu Cidade de Gramado, que reconhece personalidades ligadas ao cinema, e Carlos Saldanha, diretor de 'A Era do Gelo' e 'Rio', receberá o troféu Eduardo Abelin.

No palco para falar sobre o evento, estavam o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o presidente da Gramadotur - empresa responsável pela promoção do evento -, Edson Humberto Néspolo, e o Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo. Representando os curadores, Santuario esteve presente para falar sobre os selecionados.

Comentários