Hospital Moinhos lança canal de TV próprio

Programas educativos são produzidos especialmente para pacientes e acompanhantes

Em continuidade à estratégia de transformar a inovação em qualidade assistencial, o Hospital Moinhos de Vento lançou um novo canal de comunicação com pacientes e seus acompanhantes, a TV Moinhos. O primeiro programa trata sobre os direitos e os deveres do paciente e está sendo veiculado nos quartos no Hospital pelo canal 40. A atração aposta na apresentação lúdica e didática do conteúdo, utilizando desenho animado, ambientado em cenários reais do hospital.
O desenhista australiano Russel Tate é o responsável por criar os personagens, que lembram os clássicos da animação dos anos 1960, como Flintstones, Jetsons ou Zé Colmeia. No programa de estreia, um dos personagens, o Sr. Wilson, aprende seus direitos durante uma internação, e, antes de receber alta, ensina aos telespectadores os seus deveres. "Ao educar o paciente, favorecemos que sua participação no tratamento seja ativa e responsável, repercutindo na qualidade da assistência", explica o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Luciano Hammes.
Com 21 minutos de duração, este primeiro programa levou um ano para ser produzido, e envolveu uma equipe diversificada de profissionais do próprio hospital. Da criação do roteiro - que é de Luciano e da colaboradora Francisca Cabrales Cony, do Instituto de Educação e Pesquisa - à definição de que elementos seriam usados para animar os personagens, todo o processo foi realizado pela equipe de EAD (educação a distância) da instituição. Apenas a ilustração, animação e narração foram terceirizadas, segundo a assessoria do hospital.
Um segundo programa, sobre a história do Hospital Moinhos de Vento, já está em fase de produção. Para os próximos anos, o projeto da TV prevê a criação de programas com focos diversos, que englobam desde a história do Moinhos até a prevenção de doenças.
Para conheça a TV Moinhos, acesse www.iepmoinhos.com.br/tvmoinhos
Imagem

Comentários