Igreja de Porto Alegre é destaque em exposição fotográfica virtual

Iniciativa integra projeto jornalístico "Na Casa do Pai", idealizado pela agência Amaze | Marketing de Valor

©FabricioBarreto

A partir desta terça-feira, 18, a igreja São Pedro é destaque de uma exposição fotográfica virtual, cujas peças serão publicadas diariamente na página da paróquia no Facebook ( www.fb.com/saopedroportoalegre). A iniciativa integra o projeto jornalístico "Na Casa do Pai", idealizado pela agência Amaze | Marketing de Valor.
A exposição chega pouco depois do lançamento da primeira temporada de documentários audiovisuais sobre os 100 anos da igreja. O jornalista e coidealizador do projeto Juliano Rigatti explica que o material tem a proposta de comunicar os aspectos de fé das comunidades. ""Na Casa do Pai" também nasceu com o propósito de transmitir a riqueza cultural e histórica dos templos católicos brasileiros", afirma. Ele complementa que, no caso da São Pedro, as fotografias valorizam os aspectos da arquitetura neogótica e da intimidade de um século de história da igreja.
As imagens são do fotógrafo Fabrício Barreto e todos os episódios da primeira temporada de documentários podem ser vistos em na página www.facebook.com/projetonacasadopai/videos. Paróquias interessadas em fazer parte do projeto podem contatar a agência pelo e-mail [email protected].

Igreja São Pedro | Fabricio Barreto


As pinturas do teto foram iniciadas em 1944 pelos irmãos Pedro Paulo e Atilio Curci e levaram mais de três anos para serem concluídas. Algumas delas possuem detalhes que simulam relevo, efeito produzido por uma técnica artística conhecida como Trompe d"Oeil. Os medalhões que acompanham toda a extensão da igreja São Pedro possuem representações dos 12 apóstolos e há, também, um grande lampadário central que se destaca na sua ambiência interna.

Igreja São Pedro | Crédito: Fabricio Barreto


Um dos elementos diferenciais do projeto arquitetônico da igreja São Pedro em relação a outras igrejas de Porto Alegre é o fato de que a quadra em que foi construída é exclusiva. Há três entradas - a da frente (principal) e duas laterais (como esta da foto). A parte dos fundos do terreno foi destinada ao salão paroquial, onde são realizados encontros de catequese, reuniões dos grupos de oração e dos movimentos, além de diversas confraternizações entre a comunidade.
 
 

Comentários