Inscrições estão abertas para o 'Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo'

Edição de número 40 recebe submissões de trabalhos até o final de outubro

Cerimônia de distinção ocorrerá em dezembro - Crédito: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o '40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo', realizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS). O concurso aceitará submissões de trabalhos até 31 de outubro por meio do formulário disponível no site do MJDH. Os interessados podem realizar a matrícula de forma física ou virtual, em nove categorias: Acadêmicos, Áudio (podcast e rádio), Crônica, Documentário, Fotografia, Grande Reportagem (livro), Jornalismo On-line, Reportagem e Televisão. O regulamento pode ser conferido aqui.

Com abrangência internacional, a distinção estimula, ano a ano, o trabalho dos profissionais e estudantes de Jornalismo na denúncia de violações e na defesa dos Direitos Humanos. Além disso, em 2023, o Prêmio Especial será entregue ao melhor trabalho inscrito em qualquer categoria que aborde o tema 'Liberdade'. Podem participar jornalistas e acadêmicos com reportagens ou materiais publicados no período de 16 de novembro de 2022 até 31 de outubro de 2023. Os conteúdos precisam ter sido veiculados em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão e portais de notícias. 

Serão conferidos troféus aos primeiros classificados e diplomas aos segundos e terceiros lugares, não havendo premiação em dinheiro. A cerimônia de entrega dos prêmios será em 8 de dezembro de 2023, em Porto Alegre, no prédio OAB-RS Cubo (Rua Manoelito de Ornelas, 55 - bairro Praia de Belas). A premiação ainda tem apoio da Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA), da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (Caars).

Comentários