Internet ganha mais espaço na propaganda

Festival Internacional de Cannes apontou o futuro da publicidade

O Festival Internacional de Cannes, que terminou no último sábado, serviu para consolidar tendências, mostrou o rumo para onde a propaganda tende a caminhar e expôs a fragilidade nas fronteiras impostas pelo antigo modelo de avaliação. Segundo relatou Marcelo Gripa, do informativo Adnews, ficou comprovado que não existe mais o meio de comunicação estático, aquele solitário. A bola da vez é o conceito de integração e a multiplicação de idéias. Prova disso é o fato de uma peça criada inicialmente para Internet ter roubado a cena na categoria Filmes, avaliadora de comerciais. O trabalho ?Evolution?, desenvolvido pela agência Ogilvy do Canadá para a marca Dove, nasceu em esquema viral e só depois freqüentou a televisão.


A peça integra a campanha mundial Real Beauty e ganhou Grand Prix também na competição de Internet. A alegação do júri é indicar tendências. Foi esse o motivo pelo qual consagraram a publicidade da Dove. Tal estratégia não é inovadora, mas em Cannes se tornou novidade.


O desempenho das agências brasileiras foi melhor em relação ao ano passado. Foram conquistados 30 Leões, frente aos 28 de 2006. Além disso, o volume de distribuição de prêmios foi maior nesta edição. Os 500 troféus distribuídos e as mais de 400 campanhas premiadas marcam toda a evolução da história. Atualmente, são consideradas nove categorias na disputa, além de uma décima, a de Design, já anunciada para o próximo ano. Há uma década, o festival era dividido em apenas quatro áreas. O número de inscrições também aumentou. Neste ano, houve 27.500 inscritos espalhados entre 80 países. Já em 2000, concorreram 16 mil trabalhos.

Comentários