Jopa não será candidato à reeleição na ARP

Abertas as inscrições para eleição da diretoria e do conselho fiscal da entidade

O presidente da ARP (Associação Riograndense da Propaganda), João Paulo Jopa Dias, disse a Coletiva.net que não será candidato à reeleição. As inscrições para o processo de escolha da nova diretoria e do conselho fiscal para o biênio 2008/2009 foram abertas nesta quarta-feira, 5. Jopa, que assumiu o cargo em maio de 2006, avaliou sua gestão como positiva, mas afirma que a diversidade é saudável e, por isso, entende que outra pessoa deve imprimir seu estilo na entidade. Na opinião do dirigente, os treinamentos realizados, a aproximação com diversos setores, como anunciantes e entidades, e o diálogo mais forte com o público consumidor foram as principais vitórias da ARP nestes dois anos de seu mandato. "Estou muito satisfeito com o resultado. Acredito que buscamos um objetivo claro e uma boa diretriz e, na medida do possível, gostaria que isso fosse mantido", declarou.


Mas não foram apenas momentos de alegria que marcaram o período: Jopa também analisa criticamente aspectos em que, segundo ele, a entidade falhou. "Ficamos devendo algumas coisas, que poderiam ter sido mais aprofundadas. Não conseguimos fazer o processo de interiorização da entidade. A ARP ainda tem cara de capital e parece que existe uma barreira psicológica que impede que isso aconteça. Entre tantos pólos que se destacam no interior nesse meio, foram poucas as cidades que inscreveram peças para o Salão do Interior, por exemplo", relata. Para o presidente, a entidade avançou na decisão de se aproximar das universidades: "Demos o primeiro passo, mas poderíamos ter feito mais. Esse quesito tem que ser mais trabalhado pelas próximas gestões". 


Jopa destaca como uma de suas vitórias a implantação do novo formato da Semana ARP da Comunicação. Deixou de ser apenas "da Propaganda" e evitou o período de festas de fim de ano, sendo realizada na primeira semana de novembro. Com a meta de atingir o público-alvo de uma maneira mais completa, o evento ocorreu em multiespaços do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. "Esse formato inaugurou um novo processo e é benéfico porque aproximou a propaganda do consumidor final. Espero que a Semana ARP siga nesse caminho, pois a propaganda sofre de glamourização e uma estigmatização por falta de conhecimento das pessoas, mas é um trabalho duro, suado e que tem ser mais difundido junto ao público", disse ele.


As chapas interessadas em fazer parte da disputa têm até às 18h do dia 20 para se inscreverem na sede da ARP (Rua Visconde do Herval, 910). Podem participar do pleito associados em dia com a entidade. Nesta quarta e quinta-feira, ocorrerá a veiculação de edital em jornais. Já no dia 31 de março serão realizadas as Assembléias Geral e de Eleição e no dia 28 de abril a chapa vencedora tomará posse. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3233-3354 ou através do e-mail [email protected].

Comentários