Jornalistas gaúchas estão entre 100 selecionados para curso de direitos humanos

Aulas são promovidas pela Organização Internacional para as Migrações e Instituto em Direitos Humanos do Mercosul

Isabella Sander (à esquerda) e Juliana Bevilaqua - Reprodução/Arquivo Pessoal

Os jornalistas selecionados para o curso virtual 'Migração com enfoque de direitos humanos' tiveram seus nomes divulgados na quinta-feira passada, 19. Promovidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Instituto em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH), as aulas terão início em 31 deste mês. Entre os 100 profissionais, estão as jornalistas gaúchas Isabella Sander, do Jornal do Comércio, e Juliana Bevilaqua, do jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul.

A repórter Juliana, que atua na editoria de Política, diz que, apesar de não ser sua zona de trabalho, acha o assunto relevante. "Não é minha área de atuação, mas tenho interesse pelos temas de imigração e direitos humanos", disse ao Coletiva.net, concluindo: "Caxias recebeu uma leva de imigrantes senegaleses e haitianos há uns 5 anos e acho que se a gente tivesse tido uma formação como essa proposta, a cobertura teria sido infinitamente melhor".

Para Isabella, que já fez matérias voltadas ao tema, é de suma importância que os jornalistas compreendam melhor o assunto. "Em nível internacional, temos casos como Trump fechando fronteiras para mexicanos e encerrando crianças em abrigos nos EUA, e fronteiras sendo fechadas para os sírios na Europa. Há muitas questões a serem abordadas e é urgente que o jornalista entenda essa questão dentro de toda a sua complexidade, e não como mais uma pauta do dia, sob o risco de, caso contrário, não cumprir com seu dever, de informar e educar a população", declarou ao portal.

Foram escolhidos jornalistas que trabalham em veículos de comunicação e têm nacionalidade e/ou residência permanente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. As aulas, que terão duração de cinco semanas, serão ministradas em espanhol e português. A atividade ocorre durante o projeto 'Fortalecimento da capacidade dos governos e dos meios de comunicação do Mercosul de promover os aportes positivos da migração', da OIM.

Comentários