Mais para ler

Colunas do Nenê, de José Antônio e de Grazielle Araújo, além de artigo sobre a internet estão hoje no Coletiva.net

Em sua coluna, Nenê Zimmermann escreve sobre a atual situação da economia brasileira. Para ele, não está diferente de situações pelas quais o País já passou em outros tempos. Em seu texto, Nenê traz também algumas campanhas publicitárias de agências gaúchas e eventos realizados por entidades e associações do Estado. O texto completo está no Coletiva.net.
José Antônio Moraes de Oliveira escreve sobre as grandes edificações que foram erguidas por nomes como os dos imigrantes italianos Luis Barolo e José Salvo nas margens do Rio de La Plata, em Montevidéu. Ele conta que, em meio a lendas e histórias, as torres passaram a fazer parte eternamente do skyline das capitais platinas. No texto, José Antônio resgata algumas dessas lendas que envolvem os "monumentais palácios".
A jornalista Grazielle Araújo escreve na coluna "Essa impaciência de ler e esse monte de likes" sobre a interação das pessoas nas redes sociais que, muitas vezes, passam despercebidas pelo fato de que a maioria das pessoas, ela é uma delas, por exemplo, não tem paciência para acompanhar "essa enxurrada de informações a cada minuto". Para a autora, isso retrata a realidade de que se sabe de tudo e não se sabe de nada ao mesmo tempo.
Marcos Fabrício Lopes da Silva escreve em seu artigo sobre a construção da cidadania brasileira. No texto, ele cita a reportagem "Miséria da cidadania", publicada no Estado de Minas em 1999) na qual o sociólogo Ronald Rocha explica que "o conceito de cidadania surgiu com as sociedades civis e nações burguesas, quando a noção jurídica de pessoa, ao confundir-se com a figura do proprietário, ser humano cuja vontade impregna suas mercadorias, tornou-se um momento particular da liberdade". Marcos aborda ainda a questão da nacionalidade brasileira construída por indígenas e os negros escravizados.

Comentários