Mais para ler

Para finalizar a quinta-feira: coluna de José Antonio Moraes e de Flávio Paiva, e artigo sobre erros e aprendizagens

Flávio Paiva, na coluna de hoje, discute o cansaço do corpo. Muitas vezes negligenciado, o organismo humano pede por atenção, seja através de olheiras profundas ou desmaios súbitos. O autor faz uso da expressão "pifar" para tentar clamar o cuidado corpóreo requerido. "Na verdade, entendo o pifar de um organismo (neste sentido em que estou tratando, pois há doenças que não têm a ver com excessos) um aviso, um alarme: ou para ou vai ter problemas ainda mais sérios. Deixemos de ser onipotentes e ouçamos este alerta do organismo. Saibamos que, embora não gostemos, temos limites, humanos que somos", escreve.
Na coluna "Chá para fantasmas", J.A. Moraes de Oliveira traz um tom poético e melancólico para falar sobre o cotidiano que se altera com a chegada do inverno. O frio, os temporais, o vento e até mesmo o cheiro de naftalina são aspectos que pretendem evocar a estação. "A caminho do jornal, reencontro o sopro gelado e úmido do Guaíba, que desfolha as árvores da Praça da Alfândega. As pessoas se encolhem, andando junto às paredes, procurando abrigo e bebida quente nos cafés. Na redação, os repórteres de plantão fumam o último cigarro do dia, com o olho no relógio de parede, esperando fechar a edição para tomar o rumo de casa", narra detalhadamente.
O artigo de Bernard de Luna, que é evangelista web pro da GoDaddy, enumera os erros mais populares cometidos por quem começa negócios online. Tempo, individualismo, negócio e conteúdo, entre outros, estão entre os assuntos abordados. Bernard busca nas falhas as possibilidades para atingir o progresso. "Eu mesmo listo todo mês em meu Linkedin uma série de aprendizados que tive com a minha empresa, o que me obrigou a prestar atenção nos erros e principalmente nos aprendizados gerados em cada momento difícil", confessa.

Comentários