Menos de 6% das cidades do País licitaram serviços publicitários em 2009

Para Fenapro, há duas possíveis explicações: ou a maioria dos municípios não cumpre Lei das Licitações ou não divulga ações

Um levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) registrou um crescimento de 42% nas licitações publicitárias realizadas por municípios brasileiros, entre janeiro e julho deste ano. Apesar deste incremento, o número é considerado ruim pela entidade. Os dados indicam que, das 5.488 cidades do País, apenas 290 (cerca de 5,2%) licitaram esse tipo de serviço. Embora muitos contratos ainda estejam em vigor, para a Fenapro há duas possíveis explicações: ou a maioria dos municípios não está cumprindo a Lei 8.666 (das Licitações) ou não divulga suas ações através de publicidade.
Realizado com base em dados fornecidos pelos Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapros) de todo o Brasil, o estudo mostra que, incluindo prefeituras, Câmaras Municipais das capitais brasileiras, Tribunais de Contas dos Estados e Assembleias Legislativas, foram realizadas 303 licitações de janeiro a julho de 2009, número praticamente semelhante ao de todo o ano de 2008, quando houve 308 licitações.
Atualmente, as verbas em processo de licitação em apenas três municípios somam cerca de R$ 40 milhões, nas concorrências em andamento em Belo Horizonte, Florianópolis e Palmas. Os Estados em que se verifica o maior número de licitações são Minas Gerais (62), Paraná (44), São Paulo (32), Santa Catarina (23), Mato Grosso do Sul (22) e Mato Grosso (15), acompanhando tendência de anos anteriores.

Comentários