Metade das agências gaúchas está no interior no Estado

Para Fenapro, dados refletem crescimento de novos polos econômicos

Cerca de 49% das agências de propaganda do Rio Grande do Sul estão localizadas no Interior. Conforme levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), do total de 1.232 empresas em território gaúcho, 628 ficam sediadas na Capital, enquanto 604 mantêm operação nos demais municípios. São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná figuram entre os que contam com o maior número de agências instaladas no Interior.
Em todo o Brasil, são mais de 7 mil empresas atuando fora das capitais, o que representa 40% do total de cerca de 17 mil agências com registro da atividade publicitária. Para o presidente da Fenapro, Gláucio Binder, os números indicam que o setor vem acompanhando o movimento crescente de ampliação dos negócios e da atividade econômica nas várias regiões brasileiras. "À medida que novos polos econômicos vão surgindo ou se consolidando nas diversas regiões, a atividade publicitária também acompanha o processo de descentralização e se fortalece em todo o País", argumenta o presidente.
Os dados da Fenapro estão alinhados à pesquisa recente realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Data Popular, segundo a qual o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas do Brasil - excluídas as capitais e cidades de grande porte como Campinas e Ribeirão Preto, por exemplo - somou R$ 827 bilhões no ano passado, representando cerca de 40% do total no País. Segundo Binder, a conjugação da atividade industrial com o agronegócio garante a muitas cidades do Sul uma economia forte, com reflexo na área publicitária. Se considerando apenas o interior da região Sul, há mais de 1,7 mil agências em atividade.

Comentários