O que vem por aí

Alerta de catástrofes via rádio e TV é testado nos Estados Unidos

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), órgão que regula o setor de telecomunicações nos Estados Unidos, realizou o primeiro teste nacional do Sistema de Alerta Emergencial (tradução livre da sigla EAS). A mobilização inclui 1.160 estações de rádio e de televisão. O sistema usa a infraestrutura da radiodifusão norte-americana para advertir a população sobre a proximidade de tsunamis, furacões, terremotos e enchentes.
A programação dos veículos foi interrompida para transmitir o teste, que durou cerca de um minuto. Na TV, o áudio e o texto das mensagens foram veiculados sob um fundo escuro, por exemplo. Redes estaduais funcionam desde a década de 1950, mas o governo agora quer saber como o sistema pode ajudar o país em situações críticas de dimensão nacional.
De acordo com a rede de rádio Clear Channel, o alerta do governo acionou 90% de suas emissoras. A telefonia celular ficou de fora e também não houve uso de aplicativos para internet, embora o projeto da FCC inclua essas plataformas.

Comentários