Palco Arena recebe abertura oficial do South Summit Brazil 2024

Junto de autoridade públicas, María Benjumea, José Renato Hopf e Jorge Audy foram os anfitriões da terceira edição do festival

Cerimônia de abertura oficial do South Summit - Coletiva.net

 Diante de um calor de mais de 30 graus, o público aguardou até o fim para acompanhar a abertura oficial do South Summit Brazil 2024, que teve início nesta quarta-feira, 20, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Na cerimônia, que se iniciou às 17h, no Palco Arena, José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012, e Jorge Audy, presidente do Conselho de Honra do South Summit Brazil e vice-presidente de inovação e desenvolvimento da PUCRS/Tecnopuc, foram os anfitriões da terceira edição do festival. 

Além disso, autoridades presentes como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estiveram para dar as boas-vindas ao público. Logo na cerimônia de abertura, o grupo de dança Gira realizou uma apresentação de balé clássico para os presentes. Após o show, a já tradicional pausa para os cantos dos hinos nacionais de Espanha e Brasil. José, então, discursou para abrir o evento: "cada vez que subo neste palco sinto que é a primeira vez. Tudo vale a pena, estar junto de vocês é muito especial. É com alegria e satisfação que damos início a terceira edição." 

Jorge disse, em sua explanação, que o South Summit Brazil é uma janela para o futuro e uma oportunidade de colaborar para construir uma cidade e um Estado melhor. "Quanto mais a gente estuda e atua nos ecossistemas de Inovação, mais nos damos conta que, nada disso faz sentido, se não tiver ao alcance do bem-estar da sociedade", manifestou. No mesmo sentido, María Benjumea agradeceu aos presentes e o acolhimento da capital gaúcha. "Isso é Rio Grande do Sul, isso é Porto Alegre, isso é Brasil e o mundo inteiro, pois somos negócios, transformação e impacto", exaltou. 

Autoridades públicas 

Algumas autoridades ligadas à prefeitura e ao governo do Estado também estiveram presentes para acompanhar a cerimônia. Mas foi Leite e Melo que tiveram a oportunidade de, também, darem os seus pontos de vista em relação ao evento. Para o prefeito, Porto Alegre se tornou a Capital da Inovação. "Com todo o respeito aos outros estados e cidades, mas aqui é o polo mais inovador do Brasil", pronunciou. Já o governador do Estado disse que o Rio Grande do Sul é conhecido por ter a maior média de idade nacional, com maior percentual de idosos mas é, também, "cada vez mais o local mais jovem, moderno e inovador do País e é pra isso que estamos trabalhando cada vez mais", finalizou o discurso.

____________________________________________________________________________________________________________________

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e PUCRS e da Famecos.

Comentários