Portas abertas: Museu Hipólito José da Costa reabre para o público

Projeto de revitalização é marcado pela exposição sobre Cinema no espaço cultural

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Reprodução/TripAdvisor

As portas do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa voltaram a abrir para o público nesta quarta-feira, 16. A reabertura, em evento que reuniu cerca de 100 pessoas no final da tarde de ontem, foi marcada pela inauguração da mostra 'Do Fotograma ao Cinema', sob a curadoria do diretor Ivo Czamanski.  Realizada com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição exibe projetores, câmeras e outros equipamentos usados na indústria cinematográfica entre 1950 e 1980.

O espaço cultural esteve fechado para pesquisadores entre 2016 e 2017, devido às más condições do prédio construído em 1922, localizado na Rua dos Andradas, próximo à Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. Infiltrações e problemas na rede elétrica estavam prejudicando o acervo de periódicos e o espaço não recebia mais novas exposições. Desde março do ano passado, as visitas voltaram a ser realizadas, no entanto somente com agendamento prévio.

Em entrevista ao Coletiva.net, a presidente da Associação dos Amigos do Museu, Silvia Galant François, contou que o espaço ainda está sendo restaurado e que a abertura do local representa a valorização da história da Comunicação. "São equipamentos que marcaram a evolução tecnológica. Temos aqui as primeiras câmeras de filmagem e de gravação de voz, por exemplo", comentou.

A entrada ao museu será pela rua Caldas Junior, número 261, onde antes funcionava o Armazém da Corag. A mostra 'Do Fotograma ao Cinema' fica aberta ao público de terça a sábado, das 9h às 18h. A área de pesquisa segue funcionando mediante agendamento que deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Comentários