Presidente da TVE garante que posse continua marcada para esta quinta

Estado não se manifestará sobre questionamento do Conselho e diz que só se posicionará depois que receber notificação judicial

O novo presidente da Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão, o jornalista Ricardo Azeredo, garantiu que, até o momento, sua posse continua agendada para esta quinta-feira, 23. Funcionários e conselheiros da TVE estão tentando impedir a cerimônia por considerá-la ilegal, já que a indicação do nome de Azeredo não passou pela avaliação do Conselho Deliberativo da Fundação, como prevê o estatuto. Procurado por Coletiva.Net, o assessor de imprensa da governadora Yeda Crusius, Joabel Pereira, disse que o Estado não se manifestará sobre o questionamento do Conselho, e que só se posicionará depois que receber uma notificação judicial.   


A zeredo afirma que respeita a postura do Conselho e diz que, se houver uma decisão jurídica, ela será acatada. No seu entendimento, o Estado está fazendo uma "leitura diferente da leitura do Conselho sobre o fato." A expectativa do novo presidente é que "tudo se resolva o mais rápido possível e, passado este momento, o objetivo é aprimorar e manter uma relação harmoniosa com o Conselho". O jornalista está atuando na TVE desde terça-feira passada, quando os nomes que integram a nova diretoria foram publicados no Diário Oficial.


Na manhã desta quarta-feira, 22, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, solicitou a suspensão da posse da nova diretoria da TVE. Da Camino, que recebeu uma representação das mãos do jornalista Alexandre Leboutte, representante dos funcionários da TVE no Conselho Deliberativo, pediu ainda a investigação do caso. Já na última sexta-feira, 17, o presidente do Conselho, Ercy Pereira Torma, encaminhou correspondência à governadora Yeda e à secretária de Cultura, Mônica Leal, protestando contra a nomeação de Azeredo sem o aval do Conselho.  


Leia também:  


Posse da presidência da Fundação TVE pode sofrer boicote  


Procurador pede suspensão da posse da nova diretoria da TVE

Comentários