Projeto de estudante gaúcho retrata o trabalho escravo no País

"Retratos da Escravidão" entrou no ar nesta quarta-feira, pelo Portal Hipermídia

Pedro Haas trabalhou em regime de escravidão por quase 30 anos | Reprodução
A reportagem especial "Retratos da Escravidão" foi publicada na manhã desta quarta-feira, 20, pelo Portal Hipermídia. O projeto foi desenvolvido pelo estudante de Jornalismo Régis de Oliveira Júnior e pelo repórter fotográfico Cesar Lopes, que percorreram os municípios de Rio Pardo (RS) e Itabirito (MG), lugares onde trabalhadores foram resgatados em condições de escravidão.
Segundo o estudante, a plataforma, que conta com 22 infográficos, 26 vídeos e um documentário, foi concebida para se tornar referência em consulta na área no Rio Grande do Sul, apresentando a história da escravidão no País, desde seu início até a atualidade. "Buscamos destacar os dados do Estado, contando fatos que dificilmente são noticiados pela grande mídia", contou, em entrevista ao Coletiva.net.
Entre as histórias publicadas no portal, está a de Pedro Haas, que trabalhou por quase 30 anos em regime de escravidão em uma fazenda de Rio Pardo. De acordo com Régis, a história do trabalhador foi relatada de maneira genérica pelos jornais. "Como tínhamos mais tempo, pudemos detalhar com mais cuidado a vida de seu Pedro e dedicar um capítulo especial para ele", destaca.
A orientação do material produzido foi da professora do curso de Comunicação Social Cristiane Lindemann. O documentário tem edição e roteiro da jornalista formada pela Unisc Évelyn Bartz. O aluno de Produção em Mídia Audiovisual Maicon Herdina foi o responsável pelas trilhas do portal. Andrew Gorzny, formado pela Universidade de York em Toronto, editou o site do "Retratos da Escravidão".
Primeiro estudante a publicar uma matéria especial no Portal Hipermídia, Régis pretende continuar atualizando seguidamente o portal, trazendo todas as informações sobre trabalho escravo no País, com a intenção de ajudar a combater este tipo de crime.

Comentários