Publicidade de bebida e remédio vai mudar

O Simers apóia a Anvisa com campanha para gaúchos reivindicarem mudanças

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou uma campanha para criar novas regras à propaganda de bebidas alcoólicas e de medicamentos no Brasil. A ação pretende incentivar a participação dos gaúchos em duas consultas públicas promovidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que propõem maior controle na forma como é feita a publicidade desses produtos. Entre as propostas está a exigência de divulgação de textos de alerta sobre os males causados pela ingestão de bebidas, independentemente do seu teor alcoólico. A intenção é fazer com que os rótulos contenham mensagens mais realistas do que Beba com moderação, utilizada atualmente. Também ficaria proibido o uso de figuras infantis, como bonecos e animais com formas humanas.


Esta tentativa de estabelecer critérios rígidos para a publicidade é considerada um avanço pela presidente em exercício do Simers, Maria Rita de Assis Brasil. "A Anvisa está abrindo espaço para avanços que as campanhas contra o cigarro alcançaram", disse Maria Rita. Regras sobre a propaganda de medicamentos também passarão por atualização. As amostras grátis distribuídas pelas indústrias de medicamentos deverão conter a mesma quantidade de produto da embalagem original destinada ao consumidor. A publicidade seria obrigada a oferecer informações sobre riscos e benefícios com mesmo detalhamento e proporção.


Os modelos para a população opinar podem ser acessados no www.simers.org.br e, as consultas, no www.anvisa.gov.br pelos próximos dois meses.

Comentários