Rádios do Estado recebem checagem dos discursos dos candidatos ao Governo

Dados estão sendo produzidos pela Padrinho Agência de Conteúdo e elaborados pelo Filtro Fact-checking

Pedro Pereira é um dos jornalistas da Padrinho que empresta a voz para os boletins - Divulgação

A Padrinho Agência de Conteúdo e o Filtro Fact-checking estão distribuindo, semanalmente, para as rádios do Estado, um resumo com os principais dados citados pelos candidatos ao Piratini. A iniciativa integra o projeto 'Truco Eleições', da Agência Pública, que reúne boletins de áudio baseados nas checagens realizadas a partir das declarações dos concorrentes. Os conteúdos são de uso livre e gratuito, desde que tenham sua reprodução integral.

Na produção dos materiais, o Filtro consulta especialistas e bases de dados para verificar se o que os candidatos discursam é verídico ou não. Já a agência de conteúdo é responsável pela produção dos boletins em áudio e sua distribuição para todas as rádios gaúchas. Desde o início do mês, a sede da Padrinho é também a base da redação do Filtro, parceria que seguirá até o final de outubro. Para download do material, basta acessar o site padrinhoconteudo.com/checagemeleicoes.

Antes da largada da campanha eleitoral, a Padrinho já havia sediado uma das maratonas de checagem do Filtro e também produziu uma série de programas de rádio sobre fake news em parceria com o projeto, que foi transmitido por mais de 400 emissoras no Rio Grande do Sul. Fundado pelos jornalistas Naira Hofmeister, Taís Seibt e Tiago Lobo, este é o primeiro projeto de fact-checking com foco no Estado.

Comentários