RBS inicia testes com transmissão digital no Acampamento Farroupilha

Público confere a qualidade, enquanto a emissora avalia quesitos como estabilidade e dificuldades na recepção de sinal

Até o próximo dia 21, quem visitar o Galpão RBS no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre , poderá conferir os avanços tecnológicos da recepção da TV digital. Com um transmissor de teste, a emissora veicula, no local, uma hora e meia de programação através do Canal 34 UHF (já destinado à RBS para o sistema HDTV). "É uma espécie de clipe que fica rodando no servidor para que o telespectador possa verificar a qualidade de som, imagem e transmissão", disse o diretor-técnico de Rádio e TV, Fernando Ferreira. 


Segundo ele, desta forma, a empresa aproveita para avaliar quesitos como estabilidade e dificuldades na recepção de sinal - apesar da potência deste transmissor ser menor do que a capacidade do equipamento adquirido (da marca japonesa Nec), que deve ser entregue até o final deste ano. Quanto à previsão de iniciar a transmissão digital no Estado, Ferreira desconversa: "Como dependemos de uma concessão do governo federal, pois nenhuma emissora está autorizada a começar a transmitir em HDTV, não podemos colocar a carroça na frente dos bois." E acrescenta: "A TV Digital é um caminho sem volta e vai modificar as vidas das pessoas devido à mobilidade e à portabilidade, que permitem a criação da TV portátil ou assistir em aparelhos como o celular e o laptop (desde que adaptado com o pen-TV). Além disso, será possível agregar interatividade do público com a programação. Com o passar do tempo, a tendência também é ocorrer uma queda nos preços dos receptores e nós somos obrigados a estar preparados para oferecer sinal e cobertura de qualidade", finaliza.


A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro do ano passado, na cidade de São Paulo. A solenidade reuniu mais de 2  mil pessoas e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de empresários do setor. Em 7 de abril, o sinal chegou, pela RedeTV!, a Belo Horizonte e, no dia seguinte, também foi inaugurado pela emissora, ao Rio de Janeiro.


Veja o que já foi publicado em Coletiva.net sobre a implantação da TV Digital no Estado:


Pampa está definindo calendário para a entrada da TVDigital


Telespectador brasileiro não está preparado para receber o sinal digital 


Record RS já investiu dois milhões de reais em equipamentos digitais


SBT deve iniciar transmissão digital em Porto Alegre no início de 2009

Comentários